Rastreamento de atletas em partidas de futebol utilizando filtragem estocástica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrencl, Victor Baptista-
Autor(es): dc.contributorFrencl, Victor Baptista-
Autor(es): dc.contributorOroski, Elder-
Autor(es): dc.contributorMelo Junior, Luiz Ledo Mota-
Autor(es): dc.creatorMorimoto, Danilo Yudi-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Lucas Batista-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Nauê Raynan de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664722-
Descrição: dc.descriptionBrazil is considered by many the country of football, due to the passion of the Brazilians for the sport and the production of players recognized worldwide. Sport, however, is constantly evolving, and thereat, the use of technology becomes much more common. Two factors may be related to this implementation of the technology: human errors during soccer matches, and the need for tactical evolution of the clubs. Thinking about this, the interest in joining sport and technology has gradually increased in the sports field. This work aims to promote the integration of engineering, mainly the control theory, with sport. Using MATLAB tsoftware, one of the proposals was to implement a player trajectory generator applied to soccer matches. The program simulates possible cases of play, which the athlete goes through a certain path, diverting from opponents in different formations. Therefore, it is possible to define tactical trainings, demonstrating to the athletes possible plays that can occur during the match, and, allowing to verify the energetic expenditure of each athlete, how much it goes during the game and its average speed. Another proposal was to generate noisy measures to be used in stochastic filters. Such filters have the function of reducing or eliminating random noise and other uncertainty of measurements of magnitudes carried out over time. With the simulator of trajectories and the filters implemented computationally, performance tests were made in relation to the estimates obtained by the filters.-
Descrição: dc.descriptionO Brasil é considerado por muitos como o país do futebol, devido a paixão dos brasileiros pelo esporte e pela produção de jogadores reconhecidos mundialmente. O esporte, entretanto, está em constante evolução, e, com isso, o uso da tecnologia torna-se cada vez mais comum. Dois fatores podem estar relacionados a essa implementação da tecnologia: erros humanos durante as partidas de futebol, e a necessidade de evolução tática dos clubes. Pensando nisso, o interesse em unir o esporte e a tecnologia aumentou gradativamente no âmbito esportivo. Este trabalho tem o intuito de promover a integração da engenharia, principalmente a parte de controle, com o esporte. Utilizando o software MATLAB, uma das propostas foi implementar um gerador de trajetórias de jogadores em partidas de futebol. O programa simula possíveis casos de jogo, em que o atleta percorre um certo caminho, desviando de adversários em diferentes formações. A partir disso, existe a possibilidade de definir treinamentos táticos, demonstrando para os atletas possíveis jogadas que podem ocorrer durante a partida, e, possibilitando verificar o gasto energético de cada atleta, o quanto este percorre durante o jogo e sua velocidade média. Outra proposta foi gerar medidas ruidosas parar serem utilizadas em filtros estocásticos. Tais filtros têm a função de reduzir ou eliminar ruídos aleatórios e outras incerteza de medições de grandezas realizadas ao longo do tempo. Com o simulador de trajetórias e os filtros implementados computacionalmente, foram feitos testes de desempenho em relação às estimativas obtidas pelos filtros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCurso de Engenharia de Controle e Automação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol - Treinamento técnico-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso estocástico-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectKalman, Filtragem de-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectSoccer-
Palavras-chave: dc.subjectSoccer - Coaching-
Palavras-chave: dc.subjectStochastic processes-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectKalman filtering-
Palavras-chave: dc.subjectElectric engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS-
Título: dc.titleRastreamento de atletas em partidas de futebol utilizando filtragem estocástica-
Título: dc.titleAthletes tracking applied to soccer matches using stochastic filtering-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.