Detetive da saúde: um jogo de tabuleiro e sua contribuição para o ensino e a aprendizagem na área da saúde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrancisco, Antonio Carlos de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603-
Autor(es): dc.contributorFavero, Giovani Marino-
Autor(es): dc.contributorStiirmer, Júlio César-
Autor(es): dc.contributorFrancisco, Antonio Carlos de-
Autor(es): dc.creatorJustus, José Fabiano Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3512-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664651-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to identify the contributions of a teaching method, centered in a ludic education approach, for the teaching and learning of students of a professional course in the health area. The theoretical reference which directs this research is based on the Ausubel’s Significative Learning Theory and in the Gramigna’s Experimental Learning. This research is applied, exploratory, interpretative, mostly qualitative and with bibliographic research parts. The target public was from the third grade from the Technical Pharmacy Course from a private teaching institution in Ponta Grossa, Paraná. The research used a methodology based on fronts: a class with the exposition made by the teacher and a development of a board game named Health Detective. The data was collected through a questionnaire with open questions and non-structured interviews. A quantitative analysis was performed comparing the good use of the students in applied questionnaire before and after the game Health Detective. The analysis of the data pointed to an improvement of the students involved in the research. However, the focus of this research was qualitative. The data obtained through the interviews highlighted the perception of the students involved in the research considering the teaching methodology used. These perceptions were categorized and presented as a matching tree. The main perceptions showed that the developed game makes the learning process easier, allows a better attention from the participants, provides a relaxing time, allows a higher involvement, allows distraction, demands previous knowledge and allows subjects reviews.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. O referencial teórico que norteia este estudo se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ciclo da Aprendizagem Vivencial de Gramigna. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas abertas e entrevistas não-estruturadas. Uma análise quantitativa foi realizada comparando o aproveitamento dos discentes em questionários aplicados antes e depois do jogo Detetive da Saúde. A análise desses dados apontou para a melhora no aproveitamento dos sujeitos da pesquisa, porém a tônica do estudo foi qualitativa. Os dados obtidos através de entrevistas evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. Tais percepções foram categorizadas e apresentadas na forma de árvore de associações. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, permite maior atenção dos participantes, proporciona descontração, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita a revisão de conteúdos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectHealth - Studing and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleDetetive da saúde: um jogo de tabuleiro e sua contribuição para o ensino e a aprendizagem na área da saúde-
Título: dc.titleHealth detective: a board game and its contribution for the teaching and learning in the health area-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.