O uso do tablet como ferramenta de ensino-aprendizagem no quinto ano do ensino fundamental do município de Pato Branco: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeis, Denize Terezinha-
Autor(es): dc.contributorTeis, Denize Terezinha-
Autor(es): dc.contributorSanzovo, Nadia-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Maria Ieda Almeida-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Natana Wilges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664633-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, there has been significant expansion of information and communication technologies and, consequently, changes in the educational scenario. In 2013, the city of Pato Branco, Paraná, purchased educational tablets for teachers and students of the 5th grade of elementary public school through the program Clique Conhecimento – Oportunidade em Nossas Mãos. In order to know the perceptions of teachers and students involved in the process of insertion of this technology in the practice of teaching and learning, we conducted this study. For this purpose, is presented how tablets contribute to the learning of Portuguese language content and other areas; how they have been used and what has facilitated and hindered the device’s use by the students and teachers involved in the project. It was developed a field research, of qualitative and quantitative nature, in which questionnaires were applied with open and closed questions, as well as interviews with students and teachers involved in the program. This study concluded that tablets contribute to learning, since they may, through its features and applications, make this process more motivating. Students have shown great enthusiasm for studies after the integration with tablets; there is also considerable increase in curiosity and student experience for the equipment’s use, which are enablers of education; among the factors that hinder the realization of the class with tablet use are recurring technical problems in equipment, the limited availability of internet in schools and the resistance that the use of the equipment brings to some teachers and students.-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, houve expressiva expansão das tecnologias de informação e comunicação e, consequentemente, mudanças no cenário educacional. Em 2013, o município de Pato Branco no Paraná, realizou a compra de 1100 tablets educacionais para professores e alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental público através do programa “Clique Conhecimento – Oportunidade em Nossas Mãos”. Com o objetivo de conhecer as percepções dos professores e alunos envolvidos no processo de inserção dessa tecnologia na prática de ensino-aprendizagem, realizou-se o presente estudo. Para tanto, apresenta-se o relato de como os tablets contribuem para a aprendizagem dos conteúdos de língua portuguesa e das demais áreas do conhecimento e também como os eles têm sido usados e em que têm facilitado ou dificultado o processo de aprendizagem o uso do dispositivo pelos alunos e professores envolvidos no projeto. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa-quantitativa, pela qual foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevistas com os alunos e professores envolvidos no programa. Esse estudo permitiu concluir que os tablets contribuem para o aprendizado, pois podem, por meio de seus recursos e aplicativos, tornar a aprendizagem mais motivadora. Os alunos têm demonstrado maior entusiasmo para os estudos a partir da inserção dos dispositivos; também há considerável aumento na curiosidade e experiência do estudante para o uso desse artefato, o que constituem elementos facilitadores do ensino. Entre os fatores que dificultam a realização da aula com o uso do tablet estão os problemas técnicos recorrentes nos equipamentos, a disponibilidade limitada da internet nas escolas e a resistência que o uso do equipamento traz para alguns professores e alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleO uso do tablet como ferramenta de ensino-aprendizagem no quinto ano do ensino fundamental do município de Pato Branco: um estudo de caso-
Título: dc.titleThe use of educational tablet as a teaching and learning tool in the fifth grade of elementary school from Pato Branco city: A case study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.