A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.creatorNunes, Luciana de Souza Molina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664615-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the importance of using different textual genres in literacy of students in the early grades of elementary school, now called the First Cycle or Cycle I. The children of the 1st, 2nd and 3rd years should receive the end of this cycle, a process teaching / learning which enable them to read, write and understand the literate world around them with mastery and fluency. Until then witness and even witnessed students who can read but do not understand the reading, ie, has the mastery of the written code, but has not developed the ability to understand the languages, the information contained in what you read. In this study it was observed that the use of textual genres explored in a playful way with innovative methodologies and educational activities that encourage students' thinking about the medium of which it is part , brings a consistent learning and an important literary consciousness early in our students , more than learning the writing system, code , signs seize their duties in their daily lives.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a importância do uso dos diferentes gêneros textuais na alfabetização dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje denominado de Primeiro ciclo ou Ciclo I. As crianças do 1º, 2º e 3º anos devem receber ao final deste ciclo um processo de ensino/aprendizagem que lhes permitam ler, escrever e perceber o mundo letrado à sua volta com domínio e fluência. Até então presenciávamos e ainda presenciamos alunos que conseguem ler, mas não compreender a leitura, ou seja, tem o domínio do código escrito, mas não desenvolveu a habilidade de entender as linguagens, as informações contidas naquilo que lê. Neste estudo foi possível observar que o uso dos gêneros textuais explorados de forma lúdica, com metodologias inovadoras e atividades pedagógicas que instiguem o pensamento do aluno acerca do meio do qual ele faz parte, traz um aprendizado consistente e uma consciência literária importante desde cedo em nossos alunos que, mais que aprender o sistema escrito, o código, os signos, apreende as funções destes em seu cotidiano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment reading-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.