Desenvolvimento de software para apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrittes, Marisangela Pacheco-
Autor(es): dc.contributorBrittes, Marisangela Pacheco-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rafael Alves Paes de-
Autor(es): dc.contributorBorges, Simone de Sousa-
Autor(es): dc.creatorAlberti, Amanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10784-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664532-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the procedures for research, development and validation of the software ABC do bem, which is a support system in the literacy of students with intellectual disabilities. From the researches and visits to the intuitions of special education, it was possible to observe the teaching methods already used in classrooms and to raise the necessary requirements for the implementation of the new software. It was also observed that the application of digital media presents advantages such as greater attractiveness and interaction on the part of the students, as well as more resources available to assist the teachers in their literacy activities. The results obtained through the validation show that this software is a useful didactic tool and of great importance for the help of teachers and students.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho apresenta os procedimentos de pesquisa, desenvolvimento e validação do software ABC do bem, que se trata de um sistema de apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. A partir das pesquisas e visitas as intuições de ensino especial, foi possível observar os métodos de ensino já utilizados em salas de aula e levantar os requisitos necessários para a implementação do novo software. Observou-se também que a aplicação de meios digitais apresentam vantagens como uma maior atratividade e interação por parte dos alunos, assim como mais recursos disponíveis para auxiliar as professoras em suas atividades de alfabetização. Os resultados obtidos através da validação mostram que esse software é uma ferramenta didática útil e de grande importância para auxilio aos professores e alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Software-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial - Aplicações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectIncapacidade intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence - Educational application-
Palavras-chave: dc.subjectStupidity-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO-
Título: dc.titleDesenvolvimento de software para apoio na alfabetização de alunos com deficiência intelectual-
Título: dc.titleSoftware development for support in the literacy of intellectual disabled students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.