Noções de topologia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma possibilidade investigativa por meio do software Scratch

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otávio-
Autor(es): dc.contributorPires, Magna Natália Marin-
Autor(es): dc.contributorTortola, Emerson-
Autor(es): dc.creatorTojeiro, Priscilla Frida Salles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4033-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664489-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Passeios de Euler: tarefas investigativas com o software Scratch.-
Descrição: dc.descriptionThe spatial construction of children starts from the topological notions, which are the most elementary. This knowledge is built from manipulative experiences in the object itself. The present study, was developed within the scope of the Professional Master in Mathematics Teaching, aims to present a sequence of activities what addresses introductory notions of Topology, more specifically the Theory of Graphs and was inspired by the problem "The Seven Bridges of Königsberg". The activities are approached from the perspective of Mathematical Research and comprise eight tasks that were developed with Scratch software. The pretension is that students who attend the Elementary School and who are in the development phase of the space skills can approach some characteristics that subsidize Theorems developed by Leonhard Euler through the activities. The choice for this specific problem occurred because it is an interesting problem, not too much explored in Elementary School and, when adapted to the children's context, allows students to see the pratical use of knowledge learned in the classroom as the study of vertices and edges, even and odd numbers that are predicted knowledge as contents to be taught for the Elementary School. The methodology adopted was qualitative in nature. For the data gathering, observations and use of some instruments were made such as: the documents produced by the students, filming and photographs. Through mathematical research and using Scratch software, students mapped aut itineraries, explored spatial notions, investigated, test their hypotheses several times in the quest for regularities and approached features of Theorems.-
Descrição: dc.descriptionA construção espacial das crianças se inicia a partir das noções topológicas, que são as mais elementares. Este conhecimento se constrói a partir de experiências manipulativas no próprio objeto que se pretende conhecer. O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, tem como objetivo apresentar uma sequência de atividades que aborda noções introdutórias de Topologia, mais especificamente da Teoria dos Grafos e foi inspirado no problema “As sete pontes de Königsberg”. As atividades são abordadas sob a perspectiva da Investigação Matemática e compreendem nove tarefas que foram desenvolvidas com o software Scratch. A pretensão é que os estudantes que frequentam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que encontram-se em fase de desenvolvimento das habilidades espaciais possam, ao executarem as atividades, se aproximar de algumas características que subsidiam Teoremas desenvolvidos por Leonhard Euler. A escolha por este problema em específico, se deu por se tratar de um problema interessante, pouco explorado no Ensino Fundamental e que, ao ser adaptado ao contexto infantil permite que os estudantes vejam a utilização prática de conhecimentos aprendidos em sala de aula como: o estudo de vértices e arestas e números pares e ímpares, que são conhecimentos previstos como conteúdos a serem ensinados para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e uso de alguns instrumentos como: os documentos produzidos pelos estudantes, filmagens e fotografias. Por meio da Investigação Matemática e utilizando o software Scratch, os estudantes traçaram itinerários, exploraram as noções espaciais, investigaram, testaram suas hipóteses diversas vezes na busca de regularidades e se aproximaram de características dos Teoremas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectTopologia-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos grafos-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Research-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectTopology-
Palavras-chave: dc.subjectGraph theory-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Computer program language)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleNoções de topologia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma possibilidade investigativa por meio do software Scratch-
Título: dc.titleNotions of topology in the elementary school: an investigative possibility through Scratch software-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.