Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorDias, Jézili-
Autor(es): dc.contributorLima, Cristiane Aparecida de Pereira-
Autor(es): dc.creatorMachado, Luana Aparecida da Rosa Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664460-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzed the science textbooks (6th to 9th grade) to verify if there is a use of Comics in the teaching of Science and how it is conducted, as well as if there are potentialities and conditions to improve their use as a didactic tool for the teaching of Environmental Education. It is a qualitative and exploratory research, carried out in stages, seeking to provide subsidies for science teachers in the final years of elementary school, since comics can provide motivational experiences for students. After analyzing 40 textbooks from the sixth to the ninth year, it was observed that the use of Comic Books is limited, although it is possible to identify a great potential for its use. Through them the teacher can develop the criticality of the students using play activities for everyday themes.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisou os livros didáticos de Ciências (6º ao 9º ano) para verificar se ocorre o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Ciências e como é conduzido, bem como, se há potencialidades e condições de melhorar o emprego destas, como ferramenta didática para o ensino de Educação Ambiental. É uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada em etapas, buscando fornecer subsídios para professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, pois as histórias em quadrinhos podem proporcionar experiências motivadoras para os alunos. Após a análise de 40 livros didáticos do sexto ao nono ano, observou-se que o uso de Histórias em Quadrinhos é limitado, embora identifique-se um grande potencial para seu aproveitamento. Por meio delas o professor pode desenvolver a criticidade dos alunos utilizando de atividades lúdicas para temas do dia a dia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleUso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico-
Título: dc.titleUse of comic books in textbooks to teach environmental education: diagnosis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.