Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Jézili | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Cristiane Aparecida de Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Luana Aparecida da Rosa Correa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:57:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:57:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664460 | - |
Descrição: dc.description | This work analyzed the science textbooks (6th to 9th grade) to verify if there is a use of Comics in the teaching of Science and how it is conducted, as well as if there are potentialities and conditions to improve their use as a didactic tool for the teaching of Environmental Education. It is a qualitative and exploratory research, carried out in stages, seeking to provide subsidies for science teachers in the final years of elementary school, since comics can provide motivational experiences for students. After analyzing 40 textbooks from the sixth to the ninth year, it was observed that the use of Comic Books is limited, although it is possible to identify a great potential for its use. Through them the teacher can develop the criticality of the students using play activities for everyday themes. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisou os livros didáticos de Ciências (6º ao 9º ano) para verificar se ocorre o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Ciências e como é conduzido, bem como, se há potencialidades e condições de melhorar o emprego destas, como ferramenta didática para o ensino de Educação Ambiental. É uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada em etapas, buscando fornecer subsídios para professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, pois as histórias em quadrinhos podem proporcionar experiências motivadoras para os alunos. Após a análise de 40 livros didáticos do sexto ao nono ano, observou-se que o uso de Histórias em Quadrinhos é limitado, embora identifique-se um grande potencial para seu aproveitamento. Por meio delas o professor pode desenvolver a criticidade dos alunos utilizando de atividades lúdicas para temas do dia a dia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico | - |
Título: dc.title | Use of comic books in textbooks to teach environmental education: diagnosis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: