Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Gómez, Magela Reny Fonticiella | - |
Autor(es): dc.creator | Lambrecht, Eliakim Oscar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:57:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:57:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664451 | - |
Descrição: dc.description | Physics is a science that studies natural phenomena, uniting theory and practice. However, in schools, it is not difficult to notice that the teaching of Physics in high school has been summarized to the application of formulas and concepts that, most of the time, are treated superficially, escaping from the imagination and understanding of the students, if abstract. Faced with this situation, it is extremely important to use a didactic strategy that facilitates the understanding and learning of Physics contents, in this case experimental activities. With the use of experiments in physics teaching, it is possible to make the student have a different thought about the concepts, once he has the opportunity to observe and even apply the phenomenon that is being studied and, with that , has a more active role in the production of its own knowledge, and may question the facts that are being observed. In addition, the contextualization of the contents of the physics discipline makes all the difference, in order to facilitate understanding and arouse students’ interest. In this sense, the objective of this work is to idealize the experimental teaching in the physics teaching, in high school, with respect to the understanding of the teaching requirements of the students. To do this, use the Descriptive Bibliographic Search method. | - |
Descrição: dc.description | A Física é uma ciência que estuda os fenômenos naturais, unindo teoria e prática. Porém, nas escolas, não é difícil notar que o ensino de Física no ensino médio tem se resumido à aplicação de fórmulas e conceitos que, na maioria das vezes, são tratados de forma superficial, fugindo da imaginação e do entendimento dos estudantes, tornando-se abstratos. Diante dessa situação, é de suma importância a utilização de uma estratégia didática que facilite o entendimento e a aprendizagem dos conteúdos de Física, neste caso as atividades experimentais. Com a utilização de experimentos no ensino de Física, é possível fazer com que o aluno tenha um pensamento diferente a respeito dos conceitos, uma vez que ele tem a oportunidade de observar e, inclusive, aplicar o fenômeno que está sendo estudado e, com isso, passa a ter um papel mais ativo na produção do seu próprio conhecimento, podendo questionar os fatos que estão sendo observados. Além disso, a contextualização dos conteúdos da disciplina de Física faz toda a diferença, a fim de facilitar o entendimento e despertar o interesse dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é destacar a influência positiva do método experimental no ensino de Física, no nível médio, no que se refere à compreensão dos conteúdos da disciplina por parte dos estudantes. Para isso, utilizou-se o método de Pesquisa Bibliográfica Descritiva. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | As vantagens da utilização de experimentos no processo de ensino-aprendizagem de física no ensino médio | - |
Título: dc.title | The advantages of using experiments in the teaching-learning process of physics in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: