Possibilidades de uso da matemática da Mesopotâmia no ensino básico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorMerli, Renato Francisco-
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.creatorWille, Jackson Luis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:57:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:57:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664432-
Descrição: dc.descriptionThe history of mathematics has been consolidated as a methodology on mathematics teaching, perhaps, by humanizing a theme seen by students as very abstract, showing it as a human construction, through historical facts or real life problems that needed a solution. The present work aims to show the didactic potentialities of the History of Mesopotamia as a source of studies and support to teachers of Basic Education in the preparation of activities for mathematics classes. For that, it was necessary a bibliographical research on Mesopotamia history (KATZ, 2009), BOYER (1974), EVES (2004), ROQUE (2012); GONÇALVES (2012)), as well as a documentary analysis of the National Curricular Parameters (PCN), National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEM) and the State Curriculum Guidelines (DCE), in the sense of verifying what those documents says about the discussed teaching methodology and the importance of the history of mathematics on the students training. The methodology used here alludes to the Basic Problematization Units (UBPs), defended by MENDES and MIGUEL (2010). We used the UBPs to explore, with investigative character, the possibilities present in the representation of Mesopotamian tablets and we suggest four activities to be used in mathematics classes according to the current school curriculum. On this way, the teacher can verify which theme he/she wants to deepen with these activities, having autonomy to adapt them according to their needs, thus avoiding the plastering of classes. The study points out concrete possibilities of the use of the History of Mesopotamia linked to the current teaching methodologies for mathematics teaching in basic education.-
Descrição: dc.descriptionA história da matemática vem se consolidando como metodologia no ensino da matemática, talvez, devido ao fato de humanizar uma matéria vista pelos alunos como muito abstrata, mostrando-a como construção humana, seja por meio de fatos históricos, ou ainda, problemas reais da vida prática que necessitavam de solução. O presente trabalho objetiva apontar potencialidades didáticas da História da Mesopotâmia como fonte de estudos e apoio para professores da Educação Básica na elaboração de atividades para as aulas de matemática. Para isso se fez necessária a pesquisa bibliográfica da história da Mesopotâmia (KATZ (2009); BOYER (1974); EVES (2004); ROQUE (2012); GONÇALVES (2012)), bem como, uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (PCNEM) e Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná (DCE) no sentido de verificar o que os mesmos dizem sobre a tendência de ensino em questão e a importância da história da matemática na formação dos alunos. A metodologia utilizada faz alusão às Unidades Básicas Problematizadoras (UBP‟s), teoria esta defendida por MIGUEL e MENDES (2010). Utilizamos as UBP‟s de forma a explorar, com caráter investigativo, as possibilidades presentes na representação dos tabletes mesopotâmicos e sugerimos quatro atividades para serem utilizadas nas aulas de matemática de acordo com o currículo escolar vigente. Desta forma o professor pode verificar qual tema pretende aprofundar usando estas atividades, tendo autonomia para adaptá-las de acordo com suas necessidades, evitando assim o engessamento das aulas. O estudo aponta possibilidades concretas do uso da História da Mesopotâmia atrelada às metodologias de ensino atuais para o ensino de matemática na educação básica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Historiografia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Historiography-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titlePossibilidades de uso da matemática da Mesopotâmia no ensino básico-
Título: dc.titlePossibilities of use of Mesopotamian mathematics in basic education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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