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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Saheli, Yohana Diel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:57:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:57:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9002 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664356 | - |
Descrição: dc.description | This extended paper aimed at observing how the affective aspects are discursivized by the Elementary school Portuguese Language teachers. To do so, the research had as epistemic basis on the theory of affectivity by Henri Wallon (2007) and the concepts on utterance and its axiological horizon by The Bakhtin Circle ([1979]2003, [1929]2006). For this study, it was interviewed four Portuguese Language teachers. Two of them also produced a written recording of selected memories on the affective dimension of the teaching-learning process. The results of the analysis point to the discourse of affectivity as a positive aspect of teachinglearning process, what evinces the assimilation of the common sense discourse reuttered by the teachers. On the other hand, the utterances show a negative valuation of affectivity when the discourse regarding professional attitude permeate the teachers discourse. | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou observar como os aspectos afetivos são discursivizados por professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para tal estudo, tomamos como aporte epistemológico a teoria acerca da afetividade de Henri Wallon (2007) e os conceitos sobre o enunciado e seu horizonte axiológico do Círculo de Bakhtin ([1979]2003, [1929]2006). O estudo tem caráter qualitativo interpretativista e teve a participação de quatro professoras de língua portuguesa. Desse modo, os dados analisados constituem-se de quatro entrevistas com professores de língua portuguesa e dois memoriais escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados da análise dos dados apontam para a discursivização da concepção de afetividade como aspecto positivo, o que mostra a assimilação do discurso do senso comum, reenunciados pelas professoras. Por outro lado, os enunciados mostraram uma valoração negativa da dimensão afetiva do processo de ensinoaprendizagem quando o discurso do profissionalismo permeia o discurso das professoras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affect (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Letras | - |
Título: dc.title | A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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