A abordagem dos gêneros multimodais no material de apoio ao currículo do estado de São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucélia Raimunda da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:56:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:56:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18862-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664344-
Descrição: dc.descriptionThis research presents an analysis about the approach of textual multimodality in the material of support to the curriculum of the public school of the state of São Paulo, observing if the orientations of the material aim to explore in an efficient way the textual genres. The activities analyzed were taken from the material entitled "Caderno do Aluno" prepared by Secretary of Education for the teaching of Portuguese Language in the ninth year of elementary school. We believe that effective work with multimodal genres can be a valuable tool for the development of current reading skills, given the transformations caused by technological advances in understanding the world. The objective is to point out how the development of specific reading strategies through work with multimodal genres in the ninth grade of elementary school can contribute to the formation of proficient, critical and aware readers of the different uses of reading in the daily practice social.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta uma análise sobre a abordagem da multimodalidade textual no material de apoio ao currículo da escola pública do Estado de São Paulo, observando se as orientações do material visam explorar de modo eficiente os gêneros textuais. As atividades analisadas foram retiradas do material intitulado “Caderno do Aluno” elaborado pela Secretaria de Educação para o ensino de Língua Portuguesa no nono ano do ensino fundamental. Acreditamos que o trabalho efetivo com gêneros multimodais pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências leitoras necessárias na atualidade, diante das transformações ocasionadas pelos avanços tecnológicos na forma de compreender o mundo. O objetivo é de apontar como o desenvolvimento de estratégias específicas de leitura através do trabalho com gêneros multimodais no nono ano do ensino fundamental pode contribuir para a formação de leitores proficientes, críticos e conscientes das diversas utilizações da leitura no dia a dia na realização das práticas sociais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA abordagem dos gêneros multimodais no material de apoio ao currículo do estado de São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.