Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Márcia Andréa dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Márcia Andréa dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Passoni, Taisa Pinetti | - |
Autor(es): dc.contributor | Denardi, Didiê Ana Ceni | - |
Autor(es): dc.creator | Ferrari, Dener Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:56:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:56:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24976 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664313 | - |
Descrição: dc.description | Some studies on Portuguese language teachers‘ representations about language and its teaching have been conducted in south-west Paraná (SANTOS, 2010; KESSLER, 2015; CLEIN, 2018, among others). However, few are those which aimed at with in-service teachers and even rarer those which discuss this at the vocational level. Thus, given the gap observed in academic research, we aim, in this monographic study, to identify a Portuguese Language Methodology teacher‘s representations on language and Portuguese language teaching who acts in a teacher technical course offered at the vocational level by the Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Therefore, we assume a qualitative research position (GIL, 2008) and privilege the ethnographic case study (ERICKSON, 2001; ANDRÉ, 2005). The analytical corpus we analyze here was generated from three distinct sources: questionnaire application, eight classrooms audio recordings and a field diary notes. The theoretical contributions to the linguistic and discursive analysis of the data come from the fields of Linguistics (SOARES, 2004; ROJO, 2008; ORLANDI, 2011; among others), Cultural Studies (HALL, 1997; BHABHA, 1998; WOODWARD, 2012; HALL; 2016), Historical Materialism (ALTHUSSER, 1970; CHAUÍ, 1980) and Education (LIBÂNEO, 2012a; 2012b). The result of the analysis shows that the participant teacher assumes innumerable theoretical positions in relation to the language, the teaching of Portuguese language and teachers pre-service education, that often do not match the positions defended by the teaching work orienting documents (BRASIL, 1998; 2016; PARANÁ, 2008; 2014). In other words, the results obtained here, as well as the results obtained by Clein (2018), allow us to conclude that the contemporary teacher is a subject affected by many aspects and is in an in-between place (BHABHA, 1998). We hope that the results obtained by this research contribute to: i) the reflection of public school teachers (for both the participant teacher and other language teachers); ii) future Applied Linguistics research conducted in south-west Paraná; and iii) possible future reformulations of the course we analyzed here. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | Há algumas pesquisas conduzidas no sudoeste do Paraná sobre as representações de professores de Língua Portuguesa acerca da língua(gem) e seu ensino (SANTOS, 2010; KESSLER, 2015; CLEIN, 2018, entre outros). No entanto, poucas são aquelas voltadas aos professores em processo de formação e mais raras ainda aquelas que discutem isso no nível técnico. Assim, dada a lacuna de pesquisas acadêmicas observada, objetivamos, neste estudo monográfico, identificar as representações de língua(gem) e ensino de língua portuguesa de uma professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa atuante no curso de formação de docentes em nível técnico ofertado pela Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Para tanto, assumimos uma posição de pesquisa qualitativa (GIL, 2008) e privilegiamos o estudo de caso etnográfico (ERICKSON, 2001; ANDRÉ, 2005). O corpus analítico que aqui apresentamos foi gerado a partir de três fontes distintas: da aplicação de questionário, da gravação em áudio de oito horas/aula e de anotações realizadas em diário de campo. As contribuições teóricas para a análise linguístico-discursiva dos dados provêm das áreas da Linguística (SOARES, 2004; ROJO, 2008; ORLANDI, 2011; entre outros), dos Estudos Culturais (HALL,1997; BHABHA,1998; WOODWARD, 2012; HALL; 2016), do Materialismo Histórico (ALTHUSSER, 1970; CHAUÍ, 1980) e da Educação (LIBÂNEO, 2012a;2012b). O resultado das análises mostra que a professora participante assume inúmeras posições teóricas diante da linguagem, do ensino de língua portuguesa e da formação de professores, que, às vezes, não condizem com as posições defendidas pelos documentos orientadores do trabalho docente (BRASIL, 1998; 2016; PARANÁ, 2008; 2014). Em outras palavras, os resultados que aqui obtivemos, assim como os resultados obtidos por Clein (2018), nos permitem concluir que o professor na contemporaneidade é um sujeito afetado por inúmeros aspectos e que se encontra em um entre-lugar (BHABHA, 1998). Esperamos que os resultados obtidos por esta pesquisa contribuam para: i) a reflexão de professores da rede pública de ensino (tanto para a professora participante quanto para outros docentes de línguas); ii) futuras pesquisas de Linguística Aplicada conduzidas no Sudoeste do Paraná; e iii) possíveis futuras reformulações do curso que aqui analisamos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estruturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structuralism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A nossa responsabilidade é muito grande...: linguagem, representações e formação de docentes no sudoeste paranaense | - |
Título: dc.title | Our responsibility is too big...: language, representations and teachers education in south-west of Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: