Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciana Bianco da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:56:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:56:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22084-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664287-
Descrição: dc.descriptionThe present study had as main objective to investigate if the teachers of the first stage of the Elementary School use the experiments in the classroom. The aim of this research is to examine whether the teacher uses the experiments to develop students' knowledge or to consolidate concepts of the discipline of science already studied during the lessons. It is intended to verify the importance of experiments to teach science in this stage of teaching, since it is necessary to contextualize the content for a better understanding of the theory presented by the teacher. The practical activities during the classes cause the student to interact with the object of knowledge and observe how science is part of their daily routine. Experimental practice has a wider role than one imagines, since it develops in students a greater interest and motivation, as well as awakening skills and competences that will be better used in the construction and full development of the human being.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo principal investigar se os professores da primeira etapa do Ensino Fundamental utilizam os experimentos em sala de aula. Busca-se nesta investigação examinar se o professor utiliza os experimentos para desenvolver conhecimentos dos alunos ou para consolidação de conceitos da disciplina de Ciências já estudados durante as aulas. Pretende-se verificar a importância de experimentos para ensinar Ciências nessa etapa de ensino, visto que faz-se necessária a contextualização do conteúdo para uma melhor compreensão da teoria apresentada pelo professor. As atividades práticas durante as aulas faz com que o aluno interaja com o objeto de conhecimento e observe o quão a Ciência faz parte de sua rotina diária. A prática experimental tem um papel mais amplo do que se imagina, pois desenvolve nos alunos maior interesse e motivação, além de despertar habilidades e competências que serão melhores aproveitadas na construção e desenvolvimento pleno do ser humano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEstudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental-
Título: dc.titleQualitative study of the teaching conception of a municipal school of Rio Claro-SP regarding the use of experiments in the discipline of Sciences in the first stage of Elementary School-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.