Adaptações curriculares e avaliativas para aluno com deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorBielski, Josiane-
Autor(es): dc.creatorFurtuna, Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:56:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:56:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664266-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to analyze how the curricular and evaluative adaptations developed with a visually impaired student in the discipline of Biology in a Basic Education school in a municipality in the southwest of Paraná occur. Qualitative field and bibliographic research was used, and the instruments were a questionnaire for the biology teacher and a semi-structured interview for the teacher of the multifunctional resource room and for the visually impaired student. For data analysis, the collected information was surveyed, followed by their analysis. This research was based on many referenced authors on the central theme, as well as the main guiding documents regarding school inclusion. As a result, it was found that the actions of the teachers involved in this research and the school are moving towards a process of school inclusion with this blind student, however, it was not possible to apply the interview to that student.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetiva analisar como ocorrem as adaptações curriculares e avaliativas desenvolvidas com um aluno com deficiência visual na disciplina de Biologia em um colégio de Educação Básica de um município do Sudoeste do Paraná. Utilizou-se pesquisa de campo e bibliográfica de cunho qualitativo, sendo que os instrumentos foram questionário para o professor de biologia e entrevista semiestruturada para o professor da sala de recurso multifuncional e para o aluno com deficiência visual. Para análise dos dados, fez-se o levantamento das informações coletadas, seguindo-se da análise das mesmas. Embasaram esta pesquisa muitos autores referenciados sobre a temática central, bem como os principais documentos norteadores a respeito da inclusão escolar. Como resultados, constatou-se que as ações dos professores envolvidos nesta pesquisa e da escola estão se encaminhando para um processo de inclusão escolar com este aluno cego, porém, não foi possível aplicar a entrevista ao referido aluno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de crianças com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers of children with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAdaptações curriculares e avaliativas para aluno com deficiência visual-
Título: dc.titleCurricular adaptations and evaluations for students with visual disabilities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.