Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guerrini, Daniel | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3668417244751428 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guerrini, Daniel | - |
Autor(es): dc.contributor | Palma, José Augusto Victória | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Freire, Gabriel Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:56:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:56:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3030 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664258 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Vida longa aos jogos tradicionais: o site; Vida longa aos jogos tradicionais: sistematização de conteúdo para Ensino Fundamental I | - |
Descrição: dc.description | In the studies about the Traditional Games as cultural heritages of humanity, it is necessary to recognize that their permanence in society is also favored by the senses and interpretations that the children themselves collectively attribute during their experiences. As a result of the need for studies that value the role played by children in the maintenance of traditional games in contemporary society, the problem of this research has arisen: what are the meanings attributed by children to traditional games today, considering the way they interpret such manifestations and symbolic exchanges between them?. The purpose of this study was to identify the meanings attributed by children to the traditional games taught in Physical Education classes for a fifth grade class in 2016 in the city of Cambé-PR. It was an investigation with predominance in the qualitative approach, in which the characteristics of three typologies of research, descriptive, case study and ethnographic were correlated. The main instrument for collecting information was the participant observation promoted by the researcher (the class teacher himself), allied with three other instruments: field diary, images and student productions. Through the analysis of the relationships, interpretations and symbolic exchanges between the study participants, two meanings attributed to traditional games were identified: competition and exploration. The identification of these meanings revealed a certain world view of children about such manifestations. Thus, it is not possible to look at the cultural preservation of traditional games only with the "laurels of the past", specifically in teaching situations in Physical Education classes. Therefore, in future educational processes, it is essential to value children, recognizing them as social actors that interfere in the way traditional games will be learned and maintained. | - |
Descrição: dc.description | Nos estudos a respeito dos Jogos Tradicionais como patrimônios culturais da humanidade, é preciso reconhecer que a permanência deles na sociedade é favorecida também pelos sentidos e interpretações que as próprias crianças, coletivamente, atribuem durante suas vivências. Em decorrência da necessidade de estudos que valorize o papel promovido pelas crianças na manutenção dos jogos tradicionais na sociedade contemporânea, surgiu o problema dessa investigação: quais os sentidos atribuídos pelas crianças aos jogos tradicionais atualmente, considerando a forma como interpretam tais manifestações e as trocas simbólicas efetivadas entre elas?. O estudo teve como objetivo geral a identificação dos sentidos atribuídos pelas crianças aos jogos tradicionais ensinados em aulas de Educação Física para uma turma de quinto ano do ensino fundamental, em 2016, na cidade de Cambé-PR. Tratou-se de uma investigação com predomínio na abordagem qualitativa, em que se correlacionaram características de três tipologias de pesquisa, a descritiva, estudo de caso e etnográfica. O principal instrumento de coleta das informações foi à observação participante promovida pelo investigador (próprio professor da turma), aliada com outros três instrumentos: diário de campo, imagens e produções estudantis. Pela análise das relações, interpretações e trocas simbólicas efetivadas entre os participantes do estudo, identificaram-se dois sentidos atribuídos aos jogos tradicionais: competição e exploração. A identificação desses sentidos revelou certa visão de mundo das crianças sobre tais manifestações. Assim, não é possível olhar para a preservação cultural dos jogos tradicionais apenas com os “louros do passado”, especificamente em situação de ensino nas aulas de Educação Física. Por conseguinte, nos processos educativos futuros, é imprescindível a valorização das crianças, reconhecendo-as como atores sociais que interferem no modo como os jogos tradicionais serão aprendidos e mantidos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social na infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sites da Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social interaction in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education and training - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web sites | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Vida longa aos jogos tradicionais: preservação cultural a partir dos sentidos atribuídos pelas crianças | - |
Título: dc.title | Long life to traditional games: cultural preservation from the meanings attributed by children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: