Análise dinâmica do movimento vertical de um veículo offroad para competições Baja SAE

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
Autor(es): dc.contributorLombardi Neto, Amadeu-
Autor(es): dc.contributorGilapa, Genaro Marcial Mamani-
Autor(es): dc.creatorSpinassi, Nayara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:56:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:56:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664188-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze the vehicle dynamics of the vertical movement of predefined systems in the suspension and offroad vehicle literature that will be applied later in Baja SAE. Based on the bibliographic reviews, the suspension system of a vehicle is directly responsible for filtering the accelerations imposed by the imperfections of the pavements and other sources of excitation, in addition to ensuring stability, handling and performance. This work proposes a case study in the prototype BAJA, based on data from the LondriBaja team, and will use mathematical models to determine the natural frequencies of the vehicle and compare them with the natural frequencies found in the bibliographic reviews.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como obejtivo análise da dinâmica veicular do movimento vertical de sistemas pré definidos na literatura de suspensão e de veículo offroad que serão aplicados posteriormente no Baja SAE. Com base nas revisões bibliográficas o sistema de suspensão de um veículo é diretamente responsável por filtrar as acelerações impostas pelas imperfeições dos pavimentos e de outras fontes de excitações, além de garantir estabilidade, dirigibilidade e performance. Este trabalho propõe um estudo de caso no protótipo BAJA, com base nos dados da equipe LondriBaja, e utilizará de modelos matemáticos para determinar as frequências naturais do veículo e comparalas com as frequências naturais encontradas nas revisões bibliográficas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos off-road-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Dinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensão-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectOff-road vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Springs and suspension-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleAnálise dinâmica do movimento vertical de um veículo offroad para competições Baja SAE-
Título: dc.titleDynamic analysis of the vertical movement of an offroad vehicle for Baja SAE competitions-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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