A relação dos jogos na aprendizagem dos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBarros, Ivaldete Tijolin-
Autor(es): dc.contributorSilva, Elisangela Alves dos Reis-
Autor(es): dc.creatorNavarro, Valquiria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:56:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:56:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664116-
Descrição: dc.descriptionA lot is said about ADHD (attention deficit hyperactivity disorder); however, parents, teachers and citizens still face difficulties and unanswered questions regarding the symptoms, forms of treatment and how to live with people who have this disorder. Before these facts, this project has the objective of presenting the importance of working with fun activities and games for the development of students with ADHD. First, a bibliographic research was done in order to clarify the meaning of ADHD, the symptoms, to present forms of treatment and to point out some pedagogical actions geared to the special needs of the hyperactive child, integrated in a psychological counseling with medication if necessary. After, a research of previous experiments in the teaching and learning process using fun activities was carried out, emphasizing the importance of applying recreational activities towards the behavior and learning of students with ADHD and that games give opportunities for the child with ADHD to find out information about their own environment that will contribute to their perspective of the world and the various forms of learning. A child with ADHD with the inclusion of recreational activities in the classroom can learn to cope better with the acceptance of limits and demonstrate interest in learning. It is necessary that the school environment for these students provide a well-structured classroom so that the student has pleasure in learning, and the teacher pleasure in teaching, and that through these strategies, the teacher can reverse the condition of academic failure of these students.-
Descrição: dc.descriptionMuito se fala do TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), porém pais, professores e cidadãos em geral ainda encontram dificuldades e dúvidas em relação aos sintomas, as formas de tratamento e a maneira de como conviver com as pessoas que possuem este transtorno. Diante disso este trabalho tem o objetivo de apresentar o TDAH relacionado à importância de trabalhar com atividades lúdicas e jogos para o desenvolvimento do aluno com este transtorno. Primeiramente realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de esclarecer o que é o TDAH, os sintomas, apresentar formas de tratamento e apontar algumas ações pedagógicas voltadas para as necessidades especiais do hiperativo, integrada num acompanhamento psicológico com medicação quando necessário. Após, realizou-se uma pesquisa com relatos de experiências realizadas no processo de ensino aprendizagem utilizando Atividades Lúdicas, assim, pode-se constatar o quanto é importante aplicar atividades lúdicas dirigidas para o comportamento e aprendizagem do aluno com TDHA e que o jogo oferece oportunidades para a criança com TDAH descobrir informações sobre o seu meio que contribuirão para a sua visão de mundo e para as várias formas de aprendizagem. A criança com TDAH, com a inserção de atividades lúdicas na sala de aula, poderá aprender a lidar melhor com a aceitação de limites e demonstrar interesse pelo aprendizado. É preciso que o ambiente escolar para estes alunos seja uma sala de aula estruturada de forma que o aluno tenha prazer em aprender, e o professor o prazer de ensinar, e que através dessas estratégias, o professor possa reverter o quadro do fracasso escolar desses alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA relação dos jogos na aprendizagem dos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.