Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Ana Luiza Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Daniel Masetto do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:56:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:56:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3768 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664058 | - |
Descrição: dc.description | This project proposes to analyze and make considerations about the relationship between Art and the teaching of the Human Anatomy discipline, within the perspective of non-formal education. With this aim, the following specific objectives were drawn: approach in the history of the human anatomy; analysis of non-formal teaching space; considerations about the relation of art to human anatomy; recognition of the contribution of Art to Human Anatomy. It was questioned in this study if whether the discipline of Human Anatomy can also be transmitted in nonformal spaces of education, since the history of this discipline brings a unique relation with Art. To answer this question and to reach the proposed objectives, a qualitative research was conducted, investigating the relationship between anatomy and Art and the non-formal spaces of education related to the Human Anatomy discipline, which is taught for the most different areas of health. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa propôs analisar e fazer considerações acerca da relação da Arte com o ensino da disciplina de Anatomia Humana dentro da perspectiva de ensino não formal. Com esse intuito, foram traçados os seguintes objetivos específicos: abordagem sobre o histórico da anatomia humana; análise do espaço não formal de ensino; considerações a respeito da relação da Arte com a anatomia humana; apreciação do reconhecimento da contribuição da Arte para a Anatomia Humana. Questionou-se, neste estudo, se a disciplina de Anatomia Humana pode também ser transmitida em espaços não formais de ensino, uma vez que o histórico desta disciplina traz uma relação singular com a Arte. A fim de responder tal questionamento e alcançar os objetivos aqui propostos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, investigando a relação da anatomia com a Arte e os espaços não formais de ensino relativos à disciplina de Anatomia Humana ministrada para as mais diversas áreas de saúde. Para desenvolver este estudo foi realizada uma matriz dialógica problematizadora, fazendo uma associação entre a pesquisa e a prática de ensino no contexto da Disciplina de Anatomia Humana. Tal matriz e a pesquisa com matriz investigativa auxiliaram na coleta de dados, na sua categorização e na análise para a realização desta pesquisa. A análise dos resultados obtidos só vem a ressaltar a necessidade de mais espaços não formais, de fácil acesso a população, para exposições relacionando a Arte e Anatomia Humana, permitindo a aprendizagem de forma lúdica e dinâmica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anatomia humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human anatomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Arte e anatomia humana: uma relação entre ensino e espaços não formais | - |
Título: dc.title | Art and human anatomy: a relationship between teaching and non-formal spaces | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: