Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Winter, Lairton Moacir | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Camila de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:56:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:56:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20618 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664054 | - |
Descrição: dc.description | The teaching of Biology and Sciences is essential for the scientific development of a nation, since they consolidate the bases for the academic formation of researchers of the most diverse areas. As well as it serves as a foundation for the formation of citizens capable of making positive decisions for themselves and the society in which they are inserted. And the work of the teacher is very important and must be aimed at fostering a critical and transformative learning, based on innovative concepts, no longer on those that founded traditional and conservative education. You must have clear objectives and use the most appropriate resources to achieve them safely and efficiently. Therefore, this study presents an outline of different perspectives of the experimentation, bringing some understandings, capable of fomenting in the students the problematization or even to take new meaning to what is proposed, enabling the student to contextualize the content. For these reasons, this work aims to present experimentation in the teaching of Science and Biology as a tool that corroborates the formation of students through the representation of situations that help in the generation of knowledge. | - |
Descrição: dc.description | O ensino de Biologia e Ciências é imprescindível para o desenvolvimento científico de uma nação, uma vez que consolidam as bases para a formação acadêmica de pesquisadores das mais diversas áreas. Assim como serve de alicerce para a formação de cidadãos capazes de tomada de decisões positivas para si e para a sociedade em que estão inseridos. E a atuação do professor é importantíssima e deve ser voltada para favorecer uma aprendizagem crítica e transformadora, fundamentada em conceitos inovadores, não mais naqueles que fundamentavam a educação tradicional e conservadora. Deve ter claros seus objetivos e assim utilizarse dos recursos mais adequados para atingi-los de forma segura e eficiente. Para tanto, esse estudo apresenta um delineamento de diferentes perspectivas da experimentação, trazendo alguns entendimentos, capazes de fomentar nos alunos a problematização ou até mesmo tomar significado novo ao que é proposto, possibilitando ao aluno fazer a contextualização do conteúdo. Por esses motivos esse trabalho objetiva apresentar a experimentação no ensino de Ciências e Biologia como ferramenta que corrobora para a formação dos alunos através de representação de situações que auxiliem na geração de conhecimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | A relevância da experimentação no ensino de ciências e biologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: