Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bridi, Jamile Cristina Ajub | - |
Autor(es): dc.contributor | Bridi, Jamile Cristina Ajub | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Catto, Camilo | - |
Autor(es): dc.creator | Iha, Natalia Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:56:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:56:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19955 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664036 | - |
Descrição: dc.description | The present study is part of a directed study that analyzes the use of Communication and Information Technology (CIT) as a toll to inclusion of students with intellectual disabilities in Acácio Garibaldi São Thiago Elementary School, located in Barra da Lagoa neighborhood, east of Florianópolis island. The purpose of this study is to understand how and what information and communication technologies are adopted to include students with intellectual disabilities. Data collection was carried out in Specialized Educational Attendance (SEA) spaces with special education teachers through semi-structured interviews, which contemplated, above all, attendance to students with intellectual disabilities. In order to comprehend the inclusion, participatory observations were made in Multifunctional Resources Room (MRR) and in classrooms at school environment. According to Legislative Decree 186/2008, SEA specifications are "to identify, elaborate and organize pedagogical and accessibility resources that eliminate barriers to full participation of students, considering their specific needs". Thus, the special education teachers team with the researcher tried to apply pedagogical strategies that used tablets, play tables or notebooks during the attendance in SEA and in classrooms. That was, in order to, besides the observation, understand how these resources can contribute to students autonomy, to develop their cognitive abilities, motor coordination, and arouse the interest in learning through playful, that is, to learn playing. Both observation and application of CIT in teaching-learning process demonstrated that student's interaction with digital environment resulted in a positive strategy bringing more happiness and relaxation in attendance. It also showed greater interaction between the student and the mediator teacher, helping this student with his or her day-to-day confrontations and difficulties became lighter, that is, that he or she inclusion is smooth and permanent in the school context. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de conclusão de curso que analisa o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na inclusão de estudantes com deficiência intelectual na Escola Básica Acácio Garibaldi São Thiago, localizada no bairro Barra da Lagoa, no leste da Ilha de Florianópolis. O objetivo deste estudo é compreender como e quais tecnologias da informação e comunicação são adotadas no processo de inclusão escolar destes estudantes. A coleta de dados foi realizada nos espaços do Atendimento Educacional Especializado (AEE), junto às professoras de educação especial, por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais contemplaram, sobretudo, os atendimentos aos estudantes com deficiência intelectual. Para que a inclusão fosse vislumbrada, foram realizadas observações participativas no ambiente da sala de recursos multifuncionais (SRM) ou sala multimeios e no ambiente escolar das salas de aula. De acordo o Decreto Legislativo nº 186/2008, as especificações do AEE são “identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas”, assim sendo, a equipe de professoras de educação especial junto ao professor auxiliar de sala e essa pesquisadora procuraram aplicar estratégias pedagógicas que utilizassem Tablets, Playtables ou Notebooks durante os atendimentos no AEE e nas salas de aulas no intuito de, além da observação, compreender como esses recursos podem contribuir para a autonomia dos estudantes, desenvolver suas habilidades cognitivas, coordenação motora e despertar o interesse na aprendizagem por meio do lúdico, ou seja, aprender brincando. Tanto a observação quanto a aplicação da TIC no processo de ensino-aprendizagem demonstraram que a interação do estudante com o meio digital resultou numa estratégia positiva, trazendo mais alegria e descontração no atendimento, maior interação entre o estudante e o professor mediador, auxiliando esse estudante para que o dia-a-dia dos seus enfrentamentos e dificuldades sejam mais leves, ou seja, que sua inclusão seja suave e permanente no contexto escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial - Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência mental - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education - Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with disabilities - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital divide | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O uso das tecnologias de informação e comunicação na inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual | - |
Título: dc.title | The use of communication and information technology in school inclusion of students with intellectual disabilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: