Mostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBinde, Daisy Rickli-
Autor(es): dc.creatorSilva, Eliane Cristina da-
Autor(es): dc.creatorTorino, Emanuelle-
Autor(es): dc.creatorPiconi, Larrisa Bassi-
Autor(es): dc.creatorMolinari, Mari Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:56:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:56:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/51-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664027-
Descrição: dc.descriptionA educação é capaz de transformar a realidade, para tanto, a escola deve exercer sua função que, além de transmitir idéias, valores e conhecimento, é ensinar a pensar criticamente, para isso alternativas devem ser criadas. A contemplação dos conteúdos vistos em sala de aula é fundamental, porém, muitas vezes os objetivos não são atingidos no tempo que é proposto, o que justifica a necessidade de programas extra-classe. Neste sentido, a Mostra de Educação Ciência e Arte (MECA) foi idealizada objetivando realizar um trabalho que se configurasse de modo diferenciado das tradicionais feiras de ciências, não visando a reprodução de conhecimento, mas a construção, o desenvolvimento e a transformação do mesmo. Proporcionando espaço para que os alunos desenvolvam o comportamento investigativo, descobrindo as relações entre fatores, familiarizando-se com o ambiente científico, as formas de conhecimento e a linguagem. A iniciação científica instrumentaliza os alunos a enxergarem eventos por meio de diferentes perspectivas, que permitem a eles perceber o conhecimento como um processo dinâmico e não fragmentado, encorajado pelo trabalho interdisciplinar. A realização deste projeto possibilitou a motivação pela pesquisa científica e o estreitamento dos laços entre a escola e a família dos alunos. Este é o primeiro passo no sentido de atingir os objetivos propostos, já que a trajetória a percorrer é longa e contínua. Esta iniciativa se concretiza em umas das alternativas para uma educação que tenha como foco principal o aluno que queremos formar, emancipado, crítico e consciente de seu papel na sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherApucarana-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Relação: dc.relationMostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectIniciação científica-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectScientific activities-
Título: dc.titleMostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.