Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Binde, Daisy Rickli | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Eliane Cristina da | - |
Autor(es): dc.creator | Torino, Emanuelle | - |
Autor(es): dc.creator | Piconi, Larrisa Bassi | - |
Autor(es): dc.creator | Molinari, Mari Teresa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:56:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:56:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/51 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664027 | - |
Descrição: dc.description | A educação é capaz de transformar a realidade, para tanto, a escola deve exercer sua função que, além de transmitir idéias, valores e conhecimento, é ensinar a pensar criticamente, para isso alternativas devem ser criadas. A contemplação dos conteúdos vistos em sala de aula é fundamental, porém, muitas vezes os objetivos não são atingidos no tempo que é proposto, o que justifica a necessidade de programas extra-classe. Neste sentido, a Mostra de Educação Ciência e Arte (MECA) foi idealizada objetivando realizar um trabalho que se configurasse de modo diferenciado das tradicionais feiras de ciências, não visando a reprodução de conhecimento, mas a construção, o desenvolvimento e a transformação do mesmo. Proporcionando espaço para que os alunos desenvolvam o comportamento investigativo, descobrindo as relações entre fatores, familiarizando-se com o ambiente científico, as formas de conhecimento e a linguagem. A iniciação científica instrumentaliza os alunos a enxergarem eventos por meio de diferentes perspectivas, que permitem a eles perceber o conhecimento como um processo dinâmico e não fragmentado, encorajado pelo trabalho interdisciplinar. A realização deste projeto possibilitou a motivação pela pesquisa científica e o estreitamento dos laços entre a escola e a família dos alunos. Este é o primeiro passo no sentido de atingir os objetivos propostos, já que a trajetória a percorrer é longa e contínua. Esta iniciativa se concretiza em umas das alternativas para uma educação que tenha como foco principal o aluno que queremos formar, emancipado, crítico e consciente de seu papel na sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Relação: dc.relation | Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iniciação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific activities | - |
Título: dc.title | Mostra de Educação Ciência e Arte: caminho alternativo para a aprendizagem escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: