Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeriotto, Fernando-
Autor(es): dc.creatorGotfrid, André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:56:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:56:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21706-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664019-
Descrição: dc.descriptionThis work was thematic teaching Zoology taking as reference the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel and application of the methodology by Analogy - MECA. The contents of Zoology in the school context are restricted to lectures, often just memorization of phylogenetic classifications of animals. As shown in the questionnaires applied to students taking the course in Basic Science Zoology Augusto Ruschi Club, in Araucaria, only two students claim to have science lab at school, and these are from private educational institutions. Students enrolled in public establishments say they have the science lab at school, which makes it difficult in this sense the theory and practice regarding the content. Specifically in the case of Zoology there is a scarcity of publications dealing with this subject, which ultimately unfeasible broader discussions on the methodologies and contents to be developed in the classroom.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o ensino de Zoologia tomando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e a aplicação da Metodologia por Analogia – MECA. Os conteúdos de Zoologia no contexto escolar são restritos a aulas teóricas, muitas vezes apenas de memorização das classificações filogenéticas dos animais. Como demonstrado nos questionários aplicados aos alunos que fazem o curso de Zoologia Básica do Clube de Ciências Augusto Ruschi, no município de Araucária, apenas dois alunos afirmam ter laboratório de ciências na escola, sendo que estes são oriundos de instituições de ensino particulares. Os alunos matriculados nos estabelecimentos públicos afirmam não ter laboratório de ciências na escola, o que acaba dificultando neste sentido a relação teoria e prática dos conteúdos. Especificamente tratando-se da Zoologia há uma escassez de material bibliográfico tratando esta temática, o que acaba inviabilizando discussões mais abrangentes sobre as metodologias e os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios-
Palavras-chave: dc.subjectZoologia-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratories-
Palavras-chave: dc.subjectZoology-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleMetodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.