Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2186997793739794 | - |
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0135797199918609 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedroso, André Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5463031203126624 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2186997793739794 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bennemann, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8786331555612738 | - |
Autor(es): dc.creator | Binotto, Charlote de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:56:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:56:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4687 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664002 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this work was to identify what contributions the Problem Solving methodology can bring to the teaching of statistical concepts in the third year of high school, as well as to elaborate, implement and analyze a methodological referral for the teaching of such concepts. In this research, we used the adaptation proposed by Mello (2018) that groups these nine steps into five steps. In this research, as in most research in mathematics education, qualitative research will be used. A questionnaire will be applied to the students of the third year of high school of the State School Presidente Castelo Branco to profile them, contributing to an a priori study on some topics of interest. The data collected were analyzed through the triangulation of methods: student annotations, theoretical framework and researcher teacher annotations. Dissertations that have already addressed the teaching of Statistics linked to the Problem Solving methodology will be reported, which will be addressed throughout the text. The methodology proved to be effective with regard to Teaching-Learning-Assessment, and the acceptance by students was satisfactory. In this methodology, the teacher ceases to be the main character -the one who teaches - to become a mediator, a questioner, that is, one who instigates and awakens to investigation, to reasoning. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo principal identificar que contribuições a metodologia de Resolução de Problemas pode trazer para o ensino de conceitos estatísticos no terceiro ano do ensino médio, bem como elaborar, implementar e analisar um encaminhamento metodológico para o ensino de tais conceitos. Nesta pesquisa, utilizou-se a adaptação proposta por Mello (2018) que agrupa esses nove passos em cinco etapas. Nesta investigação, e como na maioria das pesquisas em Educação Matemática, será utilizada a pesquisa qualitativa. Será aplicado um questionário aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco para traçar o perfil dos mesmos, colaborando para um estudo a priori sobre alguns temas de interesse. Os dados coletados foram analisados através da triangulação de métodos: anotações dos alunos, referencial teórico e anotações da professora pesquisadora. Serão relatadas dissertações que já abordaram o ensino de Estatística vinculado à metodologia de Resolução de Problemas, as quais serão abordadas no decorrer do texto. A metodologia mostrou-se eficaz no que se refere ao Ensino-Aprendizagem-Avaliação, bem como a aceitação pelos alunos foi satisfatória. Nessa metodologia, a professor deixa de ser o personagem principal –aquele que ensina –para se tornar mediador, questionador, ou seja, aquele que instiga e desperta para a investigação, para o raciocínio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Ensino de estatística através da metodologia de resolução de problemas: uma proposta aplicada ao ensino médio | - |
Título: dc.title | Statistics Teaching Through Problem Solving: aproposal applied to secondary education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: