Estresse ocupacional e trabalho docente: estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior

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Autor(es): dc.contributorBrun, Sergio Adelar-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8074140112961583-
Autor(es): dc.contributorBrun, Sergio Adelar-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Everton Coimbra de-
Autor(es): dc.contributorOstrovski, Dalésio-
Autor(es): dc.contributorLopes, Antonio Carlos Vaz-
Autor(es): dc.creatorVanzin, Natália Gióia Cípola-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:56:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:56:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/664001-
Descrição: dc.descriptionThe presence of occupational stress among university professors has aroused interest in the academic environment for being considered an important indicator of life quality of these professionals. However, there is still need to deepen the knowledge regarding the perception of teachers about events triggering work stress. In this sense, the aim of this study was to investigate the process of experiencing stress among professors at the Campus of Medianeira of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. We conducted a survey on the teachers’ perception and identification of the main stressing occupational events. The sample was composed by 90 Higher Education professors at UTFPR. Field research consisted of a descriptive-exploratory study, whose analytical data were collected through the application of electronic questionnaires and semi-structured interviews. The collected material was analyzed under a qualitative-quantitative approach, the following analytical units of the study: selfassessment of stress, self-declaration of gender belonging, symptoms indicative of stress, stressors, personal characteristics triggering occupational stress, self-perception of the teacher profession as "stressful", tendency to change profession, indicators of reconciliation of personal and work life and coping strategies used in the management of occupational stress, UTFPR's concern with health and collective well-being. The results obtained allowed a better understanding of the challenges inherent to the labor of university teaching in face of stress vulnerability, identification of stressful events and coping strategies adopted in the management of occupational stress, as well as evidence of participants' perception of the policy of UTFPR focused on health promotion and teacher welfare. The results indicate that the self-assessment of occupational stress is influenced by the gender characteristic, and that together, these two analytical units, influence on the other units evaluated. The results also indicate that teachers are more vulnerable to occupational stress in comparison with teachers. However, it is the teachers who, more often than not, use drugs in the management of work stress, show a tendency to change their profession and do not perceive any concern of UTFPR regarding the health and well-being of the professionals who work in it. We expect that our results appeal to managers and government decision-makers as they search for strategies to face the difficulties of the teaching labor and, consequently, improve the health and wellbeing of these professionals.-
Descrição: dc.descriptionA presença de estresse ocupacional em professores universitários tem despertado interesse no meio acadêmico por ser considerada importante indicador da qualidade de vida desses profissionais. Entretanto, ainda se revela a necessidade de aprofundar o conhecimento acumulado pela pesquisa quanto à percepção de professores sobre eventos desencadeadores de estresse laboral. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo de investigar o processo de vivência do estresse no exercício da docência no Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, por meio de um estudo sobre a percepção dos professores e identificação dos principais eventos estressores ocupacionais. A amostra foi composta por 90 (noventa) professores atuantes na docência da Educação Superior na UTFPR, campo do estudo. A pesquisa de campo consistiu em um estudo de caso de natureza descritivo-exploratória, cujos dados analíticos foram coletados por meio da aplicação de um questionário eletrônico e entrevista semiestruturada. O material coletado foi analisado sob abordagem quali-quantitativa, observadas as seguintes unidades analíticas do estudo: autoavaliação do estresse, autodeclaração se pertencimento por sexo/gênero, sintomas indicativos de estresse, eventos estressores, características pessoais desencadeadoras de estresse ocupacional, autopercepção da profissão professor como “estressante”, tendência à mudança de profissão, indicadores de conciliação da vida pessoal com a laboral e estratégias de coping usadas na gestão do estresse ocupacional, preocupação da UTFPR com saúde e bem-estar coletivo. A análise desse material permitiu o alcance de maior compreensão sobre os desafios inerentes ao trabalho de professores universitários diante da vulnerabilidade ao estresse, identificação de eventos estressores e estratégias de coping adotadas na gestão do estresse ocupacional, bem como evidenciar a percepção dos participantes sobre a política da UTFPR voltada à promoção da saúde e bem-estar docente. Os resultados apontam que a autoavaliação sobre o estresse ocupacional é influenciada pela característica sexo/gênero, e que juntas, essas duas unidades analíticas, exercem influência sobre as outras unidades avaliadas. Os resultados indicam ainda que as professoras se mostram mais vulneráveis ao estresse ocupacional na comparação com os professores. Porém, são os professores que, mais frequentemente, usam medicamentos na gestão do estresse laboral, revelam tendência à mudança de profissão e não percepcionam alguma preocupação da UTFPR com relação à saúde e bem-estar de profissionais que nela trabalham. Acredita-se que a descrição e a análise dos resultados na pesquisa sensibilizem gestores e formuladores de políticas públicas da Educação Superior na busca por estratégias para enfrentamento das dificuldades da profissão docente e, por conseguinte, melhorar a saúde e o bem-estar desses profissionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectStress ocupacional-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitários-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectJob stress-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of work life-
Palavras-chave: dc.subjectCollege teachers-
Palavras-chave: dc.subjectPublic universities and colleges-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração Pública-
Título: dc.titleEstresse ocupacional e trabalho docente: estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior-
Título: dc.titleOccupational stress and teaching labor: study case in a federal higher education institution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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