Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Lied, Eduardo Borges | - |
Autor(es): dc.contributor | Sarmento, Luiz Alberto Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.creator | Conceição, Elaine Tosta Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:56:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:56:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22473 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663978 | - |
Descrição: dc.description | This work had as thematic Approach on the fate of domestic solid residues teachers speeches and 7th graders of elementary school of the School Jorge Luis - Catu-Ba. The scientific study in question will have methodological support to teachers of discourse analysis and 7th graders from a public school in Catu, Bahia on the methodological approach of the course Environment and Citizenship. The aim of this study is to analyze the commitment that teachers and students have in relation to the disposal of solid waste generated in their homes. Theories and discussions from authors such as Camargo Dias, Spina, among others. From the presented theoretical support explicitly it is important to reflect on this proposal in the discipline Environment and Citizenship, but with its scientific essence. The analysis of data pertaining to the issue was clear from the literature review and field research, semistructured interviews with 05 (five) mixed questions for the 15 students and five (05) also issues for teachers of Year 7, which contributed to that the object of study to fruition, permeating discussions on the subject, what happens in the daily practice of the subjects participating in the research. The research seeks to prove that when aware of their role in the world, the guys get to know the school environment, practices of an education focused on solidarity, cooperation, generosity, tolerance and respect for life on earth. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorge Luis – Catu-Ba. 2015. 44 folhas. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. Este trabalho teve como temática Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorge Luis – Catu-Ba. O mesmo apresentou enquanto suporte metodológico a análise do discurso de professores e alunos do 7º ano de uma escola municipal de Catu-Ba sobre a proposta metodológica da disciplina Meio Ambiente e Cidadania. O objetivo desse estudo foi analisar o compromisso que professores e alunos tem em relação ao destino dos resíduos sólidos produzidos em suas residências. A análise de dados referentes à problemática foi esclarecida a partir da revisão de literatura e pesquisa de campo, entrevista semiestruturada com 05 (cinco) questões mistas para os 15 alunos e 05 (cinco) questões também para os professores do 7º ano, que contribuíram para que o objeto de estudo se concretizasse, permeando as discussões sobre a temática, que acontece na prática diária dos sujeitos participantes da pesquisa. A pesquisa busca comprovar que, quando conscientes de sua atuação no mundo, os sujeitos passam a conhecer no ambiente escolar, práticas de uma educação voltada à solidariedade, cooperação, generosidade, tolerância e respeito pelas formas de vida na terra. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lixo - Eliminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Refuse and refuse disposal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
Título: dc.title | Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA | - |
Título: dc.title | Approach on the fate of domestic solid residues teachers speeches and 7th graders of elementary school of the School Jorge Luis - Catu-BA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: