Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorBertucci, Roberlei Alves-
Autor(es): dc.contributorMansano Neto, João-
Autor(es): dc.creatorTafarelo, Andréa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18926-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663964-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to present a teaching proposal that contemplates the chronic discursive genre, whose objective is to develop the practices of school readings for students of Youth and Adult Education (EJA), who are in the final stage of Secondary School in a city of São Paulo. The teaching proposal was developed considering the official Brazilian documents, PCNs (1988), BNCC (2017) and Curriculum of the City of São Paulo (2017), for the Portuguese language curricular component, contemplating the reading axis, as well as the discursive genre chronic, this being the support for the development of the proposal based on the receptive method developed by Aguiar and Bordini (1988), which meets the needs of developing the criticality of the reader and thus reach critical literacy, and awaken students' interest in readings for enjoyment.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata de apresentar uma proposta de ensino contemplando o gênero discursivo crônica, que tem como objetivo desenvolver as práticas de leituras escolares para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estão na etapa final do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de ensino da cidade de São Paulo. A proposta de ensino foi desenvolvida considerando os documentos oficiais brasileiros, PCNs (1988), BNCC (2017) e Currículo da Cidade de São Paulo (2017), para o componente curricular de língua portuguesa, contemplando o eixo leitura, assim como o gênero discursivo crônica, sendo este o suporte para o desenvolvimento da proposta baseada no método recepcional desenvolvido por Aguiar e Bordini (1988), que atende às necessidades de desenvolver a criticidade do leitor e assim alcançar o letramento crítico, além de despertar o interesse dos alunos em leituras por fruição.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectInteresses na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education-
Palavras-chave: dc.subjectReading interests-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titlePráticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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