Jogos digitais no ensino da matemática como auxílio na prática docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Maici Duarte-
Autor(es): dc.contributorGomes, Henrique Glicério da Conceição-
Autor(es): dc.contributorPrado, Naimara Vieira do-
Autor(es): dc.contributorLeite, Maici Duarte-
Autor(es): dc.creatorHoffmann Junior, Vilmar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11585-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663963-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to analyze the contributions that digital educational games provide for learning mathematical concepts for students in the 6th grade. Many students see mathematics as a difficult discipline, with this, the teachers are faced with some difficulties, among them, is the increasing numbers of disapproval, due to the low understanding of the contents. Therefore, it is necessary to search ceaselessly for new forms that support their practices more consistent with the current panorama. In the theoretical framework, the importance of the use of information and communication technologies (ICTs) is addressed. In this context, we present the changes that informatics provided to society and to the school, as well as the contribution of digital games to teaching-learning. Mathematics discipline. In addition, the advantages of the use of Scratch, as a pedagogical tool for the production of digital mathematical games, were sought through works by authors of the area. Thus, a game was developed in Scratch environment with the objective to review the content of graphs, its classification, for students of the 6th year of elementary school, in order to encourage the use of digital games as an aid to teaching practice. It was concluded that games allow many advantages for teaching-learning of mathematics and contribute to pedagogical practice, reflecting on the quality of learning, however, if not correctly applied by teachers, the use of this resource is invalid. The role of the teacher in this process is fundamental.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que os jogos digitais educacionais proporcionam para aprendizagem de conceitos matemáticos para alunos do 6º do ensino fundamental. A Matemática é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil, com isso, os professores se deparam com algumas dificuldades, entre elas, está o crescente números de reprovação, em função da baixa compreensão dos conteúdos. Por isso, se torna necessário a busca incessante de novas formas que suportem suas práticas mais condizentes com o panorama atual. No referencial teórico é abordado a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs), neste contexto apresenta-se as mudanças que a informática proporcionou para sociedade e para a escola, bem como a contribuição dos jogos digitais para o ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. Além disso, buscou-se, através de trabalhos de autores da área, as vantagens do uso do Scratch, como ferramenta pedagógica para produção de jogos digitais matemáticos. Assim, desenvolveu-se um jogo em ambiente Scratch com o objetivo de revisar o conteúdo de gráficos, sua classificação, para alunos do 6º ano do ensino fundamental, a fim de incentivar o uso de jogos digitais como auxílio para prática docente. Concluiu-se que os jogos possibilitam muitas vantagens para o ensino-aprendizagem da matemática e contribuem na prática pedagógica, refletindo na qualidade da aprendizagem, contudo, se não aplicados de forma correta pelos professores, invalida-se o uso deste recurso, assim, o papel do professor nesse processo é fundamental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherFrancisco Beltrao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Informática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectGames in mathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Computer program language)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleJogos digitais no ensino da matemática como auxílio na prática docente-
Título: dc.titleDigital games in the teaching of mathematics as aid in teaching practice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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