Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Jennifer Caroline de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Viviane Silvério da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:55:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:55:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25643 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663948 | - |
Descrição: dc.description | It is known that the experimentation class has its real importance when teaching, thus bringing the student's thinking to the real world of science teaching, in the present work, a didactic experience was reported where some teaching art professionals, teachers were willing to participate in the online survey by answering some questions, these at the end of it, these professionals, teach in the greater São Paulo, and the vast majority, belong to the public power, being that only one of these is remnant of the private sector, thus bringing the confrontation of everyday and structural situations experienced by these masters of science teaching. It was then emphasized, as said, all the glaring differences in the experiences of these professionals, the reports show that students direct a greater attention to the study of Sciences when faced in practical situations, a model of learning brought about in the present work. This project aims to approach Educational Science in practice, inserted in the conjecture of the scope of elementary education, where the valorization of the experimental approach, being in the classroom, or in the laboratory, for the good accomplishment of the activities is a marked presence in these discussions and defended by several authors, enabling students to carry out experiments that solidify knowledge, and in this teaching and training process, where experimentation stands out and enlivens the student's thinking, creativity, logical reasoning, where group coexistence elevates the student toreflect on the problems and their solutions, thus seeking to assist them in a neural evolution in their inquiries about our world, both the local and even the global world. The main objective of this work, its initial motivation for the study, arose with the need to find out if these activities of science experiments are proposed in the early years of teaching, to verify and investigate the ways in which science experiments have been used in the classroom classroom, and how these teachers use this practice, as it seeks possible improvements in the teaching learn ing process. | - |
Descrição: dc.description | Sabe-se que a aula com experimentação tem sua real importância quando do ensinar, trazendo então o pensamento do aluno para o mundo real do ensino de Ciências, no presente trabalho, foi relatada uma experiência didática onde alguns profissionais da arte do ensino, professores se dispuseram a participar da pesquisa online respondendo alguns questionamentos, estes acostados no final deste, esses profissionais, lecionam na grande São Paulo, e em sua grande maioria, são pertencentes ao poder público, sendo que somente um desses é remanescente do setor privado, trazendo assim o confronto de situações cotidianas e estruturais vividas por esses mestres do ensino de Ciências. Enfatizou-se então como dito todas as gritantes diferenças de vivências desses profissionais, os relatos mostram que os estudantes direcionam uma maior atenção para o estudo de Ciências quando afrontados em situações práticas, modelo esse de aprendizagem trazido no presente trabalho. Este projeto tem como finalidade abordar a Ciência Educacional na prática, inserida na conjectura do âmbito do ensino fundamental, onde a valorização da abordagem experimental, sendo em sala de aula, ou em laboratório, para a boa efetivação das atividades é uma presença marcante nessas discussões e defendido por vários autores, possibilitando aos alunos realizar experiências que solidifique o conhecimento, e nesse processo de ensinamento e tirocínio, onde a experimentação se destaca e aviva o pensar do aluno, sua criatividade, raciocínio lógico, onde a convivência em grupo eleva o aluno a reflexionar os problemas e suas soluções, assim buscando auxiliá-los a uma evolução neural em seus questionamentos sobre o nosso mundo, tanto o local como mesmo o mundo global. O objetivo maior deste trabalho, sua motivação inicial para o estudo surgiu com a necessidade de se averiguar se essas atividades de experimentos em Ciências são propostos nos anos iniciais do ensino, verificar e investigar as formas de como têm sido utilizadas experiências de ciências dentro da sala de aula, e de que maneira estes professores utilizam desta prática, como busca possíveis melhorias no processo de ensino aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | A importância da experimentação para o ensino de ciências | - |
Título: dc.title | The importance of experimentation for science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: