O fervo também é luta: a voz da militância LGBT através do funk

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Autor(es): dc.contributorSantos, Márcia Andréa dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Márcia Andréa dos-
Autor(es): dc.contributorGritti, Letícia Lemos-
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.creatorLuchtemberg, Willian Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663928-
Descrição: dc.descriptionThe “Funk Carioca” has always been seen as a marginal rhythm by the press and certain segments of society. More recently, it has been used by the LGBT (lesbian, gay, bisexual, and transgender) community as a form of spokesperson for discourses of this layer of this population. The study described here seeks to understand, through the analysis of the lyrics of some compositions, the political and social function of these songs, as well as to discuss and explain how the discourse of LGBT activists becomes accessible through this popular musical genre and how it becomes instrument that subverts a socially constructed biased rhetoric. The literature review has the contextualization of the musical genre Funk and its evolution throughout history, based on studies of the history of music, presented by authors such as Essinger (2005), Vianna (1987) and Herschmann (2005). The authors who refer to the theoretical-methodological approach adopted, namely Discourse Analysis, are: Orlandi (2013), Chauí (2004), Pêcheux (1975), Althusser (1985), Bakhtin / Volochínov (2014) that talk about ideology and concepts of discourse analysis, which affirm that language is not neutral, but charged with a symbolic and ideological content. For the discussions about gender and sexuality, studies of different authors were necessary, such as Louro (1997), Butler (2002), Foucault (1999), Bourdieu (2012) and Bento (2012). And finally, studies about identity and representation, Woodward (2014), Silva (2014), and Hall (2014). Therefore, this research demonstrates how discourses are used as a way of creating a new imaginary about LGBT, through musical representation, that allows a greater reach of interlocutors, it is realized that the main focus of discourses is the inversion of the ideology of domination-submission created by the male-female dichotomy and the other consequences that plague the LGBT community.-
Descrição: dc.descriptionO Funk Carioca sempre foi visto como um ritmo marginal por boa parte da imprensa e por determinados segmentos da sociedade. Mais recentemente, tem sido usado pela comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis), como forma de porta-voz de discursos dessa camada da população. O estudo aqui descrito busca compreender por meio da análise das letras de algumas composições, a função política e social dessas canções, bem como discutir e explicitar a maneira como o discurso dos ativistas LGBTs se torna acessível através desse gênero musical popular e como se torna instrumento que subverte uma retórica preconceituosa socialmente construída. O levantamento bibliográfico conta com a contextualização do gênero musical Funk e sua evolução ao longo da história, embasado nos estudos de história da música, apresentados por autores como Essinger (2005), Vianna (1987) e Herschmann (2005). Os autores que referenciam a abordagem teórico-metodológica adotada, mais especificamente a Análise de Discurso, são: Orlandi (2013), Chauí (2004), Pêcheux (1975), Althusser (1985), Bakhtin/Volochínov (2014), que embasam discussões sobre ideologia e conceitos da análise de discurso, que afirmam que a linguagem não é neutra, e sim carregada de um conteúdo simbólico e ideológico. Para as discussões sobre gênero e sexualidade foram necessários estudos de diferentes autores, como Louro (1997), Butler (2002), Foucault (1999), Bourdieu (2012), Bento (2012). E por fim, estudos sobre identidade e representação, Woodward (2014), Silva (2014), e Hall (2014). Sendo assim, esta pesquisa demonstra como os discursos são usados como forma de criar um novo imaginário acerca do LGBT, através da representação musical, que permite um maior alcance de interlocutores. Percebe-se ainda, que o foco principal dos discursos é a inversão da ideologia de dominação-submissão criada pela dicotomia masculino-feminino e as demais consequências que assolam a comunidade LGBT.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectFunk (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectGender identity-
Palavras-chave: dc.subjectFunk (Music)-
Palavras-chave: dc.subjectPopular music - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectHomosexuality-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO fervo também é luta: a voz da militância LGBT através do funk-
Título: dc.titleThe “Fervo” is also a struggle: the voice of LGBT militants through Funk-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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