Convite para desvendar enigmas: uma proposta para a construção do letramento literário na leitura de poemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3922087976096217-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorMachado, Ana Maria Silva-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Naira de Almeida-
Autor(es): dc.contributorLisboa, Wellington Teixeira-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Angela Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4244-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663920-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to investigate and analyze the contributions of the Receptive Method and the expanded sequence of Literary Literacy, allied to the use of TDICs in order to reflect on the pertinence of the use of these two methodologies and the resources of the digital social networks in the development of the skills needed for the training of poetry readers in High School. The methodology used to organize the study was the qualitative approach of the ethnographic type. The study was carried out during the 2017 school year (in the form of a pilot project) and reapplied in 2018 at a school in the Campo Largo-PR state school system during a quarter term in each of the application situations, during the classes of Portuguese Language and Literature for groups of the 4th year of the Teacher Training Course for Early Childhood Education and for the initial years of Elementary School and had 36 participants in the pilot stage and 34 students in the second stage. The study describes and analyzes the work done using the 5 steps of the Receptive Method, organized by Aguiar and Bordini (1993), and the expanded sequence of the Literary Letters suggested by Cosson (2009), in reading poems of the work Claro Enigma (1951), by Carlos Drummond de Andrade. The data were obtained during the classes of the teacher-researcher, with photographic records, questionnaires, interviews and analysis of the students' productions. The results obtained with the triangulation of the data allowed to reflect on the limits and possibilities of the use of a combination of the steps of the Receptive Method with the expanded sequence of the Literary Literature for the formation of the poetry literary reader, besides demonstrating the pertinence and the viability of the use of Internet social networks in literature classrooms.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo investigar e analisar as contribuições do Método Recepcional e da sequência da TDIC´scom o intuito de refletir sobre a pertinência da utilização dessas duas metodologias e dos recursos das redes sociais digitais no desenvolvimento das competências necessárias para a formação dos leitores de poesia no Ensino Médio. A metodologia utilizada para a organização do estudo foi a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. O estudo foi realizado durante o ano letivo de 2017 (em forma de um projeto-piloto) e reaplicado em 2018, em uma escola da rede estadual de ensino de Campo Largo-PR, ao longo de um trimestre letivo em cada uma das situações de aplicação, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura para turmas do 4º ano do Curso de Formação de Docentes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental e contou com 36 participantes na etapa-piloto e 34 estudantes na segunda etapa. O estudo descreve e analisa o trabalho realizado, utilizando as 5 etapas do Método Recepcional, organizado por Aguiar e Bordini (1993), e a sequência expandida do Letramento Literário sugerida por Cosson (2009), na leitura de poemas da obra Claro Enigma (1951), de Carlos Drummond de Andrade. Os dados foram obtidos durante as aulas da professora-pesquisadora, com registros fotográficos, questionários, entrevistas e análise das produções dos alunos. Os resultados obtidos com a triangulação dos dados permitiram refletir sobre os limites e possibilidades da utilização de uma combinação das etapas do Método Recepcional com a sequência expandida do Letramento Literário para a formação do leitor literário de poesia, além de demonstrar a pertinência e a viabilidade da utilização de redes sociais da Internet nas aulas de literatura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digital-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectOnline social networks-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature and technology-
Palavras-chave: dc.subjectComputer literacy-
Palavras-chave: dc.subjectPoetry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleConvite para desvendar enigmas: uma proposta para a construção do letramento literário na leitura de poemas-
Título: dc.titleInvitation to solve puzzles: a proposal for the construction of literary literacy in the reading of poems-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.