Modelagem e teste em bancada de uma rede de comunicação no padrão SAE J1939

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Max Mauro Dias-
Autor(es): dc.contributorSantos, Max Mauro Dias-
Autor(es): dc.contributorJanzen, Frederic Conrad-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Robson Moreira de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Celso Luiz Mendes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663907-
Descrição: dc.descriptionThe number of electronic devices are increasing in the automobiles over the years. The more digital systems are part of a vehicle, the more complex data shall be transmitted between electronic control units of the vehicle themselves and also with external devices. Thus, it is necessary the use of automotive networks to transmit and manage the generated data from the vehicles. The Controller Area Network (CAN) is one of the established networks in the automotive industry, however its development process still remains nowadays. Based on the CAN emerge protocols that specify even more the data communication elements as the SAE J1939. For this reason, this work aims to show development techniques for CAN based on the SAE J1939 protocol and also show the interaction between this network with a workbench made by real ECUs, being this part of the development process used by the car manufactures.-
Descrição: dc.descriptionA quantidade de componentes eletrônicos tem aumentado em automóveis ao longo dos anos. Quanto mais sistemas digitais em um veículo, maior a quantidade e a complexidade de dados que devem ser transmitidos entre as unidades de controle eletrônico do automóvel e dispositivos externos. Assim, é necessário o uso de redes de comunicação automotiva para transmitir e gerenciar esses dados gerados. A rede CAN é uma das redes consagradas na indústria automotiva, porém o processo de desenvolvimento dessa rede, ainda hoje, é constante. Baseados nas redes CAN, surgem protocolos que especificam ainda mais elementos da comunicação de dados, como é o caso do SAE J1939. Por esse motivo, esse trabalho visa mostrar técnicas de desenvolvimento de uma rede CAN baseadas no protocolo SAE J1939 e mostrar a interação dessa rede com uma bancada com ECUs reais, sendo isso parte de um processo de desenvolvimento utilizado nas montadoras de veículos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Eletrônica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectCircuitos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectVehicles-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobile industry and trade-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic circuits-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleModelagem e teste em bancada de uma rede de comunicação no padrão SAE J1939-
Título: dc.titleModeling and test of a communication network of SAE J1939 standard in a workbench-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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