Arte e impressora 3D no ensino de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNegrelli, Leônia Gabardo-
Autor(es): dc.contributorNegrelli, Leônia Gabardo-
Autor(es): dc.contributorKalinke, Marco Aurélio-
Autor(es): dc.contributorEstephan, Violeta Maria-
Autor(es): dc.creatorLima, Cristine Tokarski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9041-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663893-
Descrição: dc.descriptionThis research work approaches the art and the printer 3D in the Teaching of Mathematics, focusing the creativity, the aesthetic sense and the technical knowledge, presents so much in a work of art or object, as in the mathematics and his/her teaching. The objective was to investigate possibilities of exploration of the art, associated to the technological resource of the printer 3D, in the Teaching of Mathematics. For that, they were explored works of art that bring mathematical elements and artists that use mathematics to create his/her art. Taking the pyramid as mathematical object of study and inspiration, for his/her prominence in the history, in the mathematics and in the art, he/she told himself the process of development of a three-dimensional object, from the creation to the impression of this in the printer 3D. The characterization of the object, the retreat of the elements.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de pesquisa aborda a arte e a impressora 3D no Ensino de Matemática, focando a criatividade, o senso estético e o conhecimento técnico, presentes tanto em uma obra de arte ou objeto, como na matemática e seu ensino. O objetivo foi investigar possibilidades de exploração da arte, associada ao recurso tecnológico da impressora 3D, no Ensino de Matemática. Para isso, foram exploradas obras de arte que trazem elementos matemáticos e artistas que utilizam matemática para criar a sua arte. Tomando a pirâmide como objeto matemático de estudo e inspiração, pelo seu destaque na história, na matemática e na arte, relatou-se o processo de desenvolvimento de um objeto tridimensional, desde a criação até a impressão deste na impressora 3D. A caracterização do objeto, a retirada dos elementos matemáticos e a diversidade de cálculos realizados, provindos deste modelo, visam novos elementos que possam auxiliar no Ensino de Matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática na arte-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectImpressão tridimensional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics in art-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectThree-dimensional printing-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleArte e impressora 3D no ensino de matemática-
Título: dc.title3D art and printer in mathematics theaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.