Uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbeta, Claudia de Faria-
Autor(es): dc.contributorBarbeta, Claudia de Faria-
Autor(es): dc.contributorBarbeta, Claudia de Faria-
Autor(es): dc.contributorBarbeta, Claudia de Faria-
Autor(es): dc.creatorSilva, Claudiney Alexandre Chaves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663868-
Descrição: dc.descriptionThe use of technological resources in the teaching-learning process accommodate the need to prepare students for a society that is increasingly technological. This research tried to establish the use of these technological resourses in the teaching-learning process by teachers who work in the education of youth and adults at schools which offer this type of education in Londrina. For this study a survey has been made with nineteen teachers from two public schools. A questionnaire was used and then the data were tabulated and grouped into tables. Data analysis shows that in order to enhance their teaching all teachers surveyed use the computer and internet to prepare their classes, but not all use these resources in class with their students. It was possible to conclude that technology as multimedia TV is still most used by teachers in classrooms. It also shows all people who were interviewed for this study believe that Information and Communication Technologies can contribute and improve the teaching-learning process in the Education of Youth and Adults.-
Descrição: dc.descriptionA utilização dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem atende à necessidade de preparar os estudantes para uma sociedade que está cada vez mais tecnológica. Esta pesquisa buscou averiguar a utilização dos meios tecnológicos no processo de ensino- aprendizagem por professores da educação de jovens e adultos em escolas que oferecem essa modalidade de ensino em Londrina PR. Para essa investigação foi realizado um levantamento junto a dezenove educadores de duas escolas públicas estaduais. Foi utilizado um questionário e posteriormente os dados obtidos foram tabulados e agrupados em tabelas. A análise dos dados mostra que com o objetivo de aprimorar suas práticas pedagógicas, todos os professores entrevistados usam o computador e a Internet para planejar suas aulas, mas nem todos utilizam esses mesmos recursos com seus alunos. A partir dos resultados obtidos foi possível detectar ainda que a TV multimídia é o recurso tecnológico mais usado pelos educadores com os alunos. Os dados mostram também que todos os educadores entrevistados acreditam que as Tecnologias da Informação e Comunicação podem contribuir no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication of technical information-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.