Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Catto, Camilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Brittes, Mariangela Pacheco | - |
Autor(es): dc.creator | Schimidt, Teresa Cristina Gioia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:55:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:55:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24298 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663864 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to provide the teaching staff with access to didactic-pedagogical materials created from the use of Information and Communication Technologies to be applied in the classroom, respecting the skills and contents determined in the Teaching Plan of the Health Discipline of the Elderly, in undergraduate courses in Nursing and Medicine. For that, it presents, as a methodology, a descriptive, documentary study and a case study carried out with the Image Database free for download and free use on the internet. Platforms will be used: UNSPLASH, PICJUMBO, PEXELS, LIFE OF PIX, PIXABAY e NAPPY. Were selected 461 of images of elderly people in different contexts, being interpreted and classified into one or more of the following five categories: elderly and their daily activities, elderly and the family and social networks; elderly and their physical characteristics. Elderly and expressions of feelings and elderly and use of technologies. Such images serve as a digital portfolio and can be associated with the four proposed pedagogical activities, together with suggested criteria for monitoring the graduate’s formative assessment. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta como objetivo possibilitar ao corpo docente acesso aos materiais didático-pedagógicos criados a partir do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para ser aplicado em sala de aula, respeitando as competências e os conteúdos determinados no Plano de Ensino da Disciplina de Saúde do Idoso, nos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina. Para isso, apresenta-se, como metodologia, estudo do tipo descritivo, documental e estudo de caso realizado junto às Bases de Dados de Imagens livres para download e uso gratuito na internet. Serão utilizadas as plataformas: UNSPLASH, PICJUMBO, PEXELS, LIFE OF PIX, PIXABAY e NAPPY. Foram selecionados 461 de imagens de pessoas idosas em contextos distintos, sendo interpretadas e classificadas em uma ou mais das seguintes cinco categorias: idosos e suas atividades cotidianas, idosos e as redes familiar e social; idosos e suas características físicas. Idosos e expressões de sentimentos e idosos e uso de tecnologias. Tais imagens servem como um portfólio digital, podendo ser associadas as quatro atividades pedagógicas propostas, juntamente com critérios sugeridos de acompanhamento da avaliação formativa do graduando. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática na enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerontology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Older people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing informatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Aplicação de recursos de tecnologias de informação e comunicação na formação de graduandos em enfermagem e medicina competentes em gerontologia | - |
Título: dc.title | Application of information and communication technologies resources in the formation of graduating nursing and medical students in gerontology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: