Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Jéssica Natali de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:55:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:55:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663863 | - |
Descrição: dc.description | This work, of bibliographic and exploratory character, aims to discuss how gender relations, as well as the formation of teachers facing this diversity that is increasingly present in school institutions. Thus, the concept of gender was historically made with the advent of feminist movements and their needs. Based on these assumptions, gender identity is made by the experiences lived socially and culturally by the individual, differently from the condition biologically instituted as a man or a woman. school institution must be prepared to receive this diversity of genders, while the right to Education is supported by law and (or should be) accessible to all. However, the legal law, through public and educational policies that guide the right to access to Education, is still permeated with limitations when faced with the school reality, starting with the lack of preparation to receive as different gender identities. In this work, the history of gender is presented as a category of analysis, for a better understanding of the theme; mentions the guiding documents of Education, which were used for a documentary analysis and discusses the importance of training teachers to prepare them to deal with gender diversity. With that, we detected the need for the production of this research, so that the data collection and the readings related to the theme enable means to solve the problem discussed at work, which is the unpreparedness of schools and teachers in relation to the issue. | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho, de caráter bibliográfico e exploratório, teve como objetivo discutir as relações de gênero, bem como a formação de professores frente a essa diversidade que está cada vez mais presente nas instituições escolares. Dessa forma, o conceito gênero foi construído historicamente com o advento dos movimentos feministas e suas reivindicações. Partindo desses pressupostos, a identidade de gênero é construída pelas experiências vividas social e culturalmente pelo indivíduo, diferentemente da condição instituída biologicamente como homem ou mulher. A instituição escolar deve estar preparada a receber essa diversidade de gêneros, ao passo que o direito à Educação é respaldado por lei e é (ou deveria ser) acessível a todos. Contudo, a base legal, por meio de políticas públicas e educacionais que norteiam o direito ao acesso à Educação ainda estão permeadas de limitações ao nos depararmos com a realidade escolar, começando pela falta de preparo para receber as diferentes identidades de gênero. Neste trabalho é apresentado o histórico de gênero, como categoria de análise, para melhor compreensão da temática; cita os documentos norteadores da Educação, que foram utilizados para a análise documental e discorre sobre a importância de uma formação de professores que os preparem para lidar com a diversidade de gênero. Com isso, detectou-se a necessidade da produção dessa pesquisa, para que a coleta de dados e as leituras referentes ao tema possibilitem meios para sanar a problemática discorrida no trabalho, que é o despreparo das escolas e docentes em relação à questão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores – Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Legislação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational law and legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | As relações de gênero na escola: formação de professores e ensino e aprendizagem frente à diversidade | - |
Título: dc.title | Gender relations at school: teacher training and teaching and learning in the face of diversity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: