Sequência didática para o ensino da termodinâmica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchwerz, Roseli Constantino-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorLaczkowki, Ivan Marcelo-
Autor(es): dc.contributorSakai, Otavio Akira-
Autor(es): dc.creatorLima, Joslaine de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663848-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study was to develop and to implement a didactic sequence for thermodynamics teaching with the use of ICT. The development of this material was mainly based on the guidance of Marco Antônio Moreira (2012) concerning Potentially Significant Teaching Units. It was implemented in a 2nd grade class at a public High School, in the city of Campo Mourão PR. Videos and simulators were used in order to propose a contextualization to lead students to discuss the issues, besides raising other issues in order to identify the students' background knowledge regarding the target content.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência didática para o ensino da termodinâmica com a utilização de TIC. O desenvolvimento deste material foi baseado principalmente na orientação de Marco Antônio Moreira (2012) sobre Unidades de Ensino Potencialmente Significativa e aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino médio, em um Colégio da rede pública de ensino de Campo Mourão, no Paraná. Foram utilizados vídeos e simuladores como forma de propor uma situação/problema para levar os alunos a discutirem sobre os temas, além de questões levantadas de modo a identificar o conhecimento prévio dos alunos referente ao conteúdo abordado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectThermodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleSequência didática para o ensino da termodinâmica-
Título: dc.titleDidatic sequence for thermodynamics teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.