Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schwerz, Roseli Constantino | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Michel Corci | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Michel Corci | - |
Autor(es): dc.contributor | Laczkowki, Ivan Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sakai, Otavio Akira | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Joslaine de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:55:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:55:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663848 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study was to develop and to implement a didactic sequence for thermodynamics teaching with the use of ICT. The development of this material was mainly based on the guidance of Marco Antônio Moreira (2012) concerning Potentially Significant Teaching Units. It was implemented in a 2nd grade class at a public High School, in the city of Campo Mourão PR. Videos and simulators were used in order to propose a contextualization to lead students to discuss the issues, besides raising other issues in order to identify the students' background knowledge regarding the target content. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | A proposta deste trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência didática para o ensino da termodinâmica com a utilização de TIC. O desenvolvimento deste material foi baseado principalmente na orientação de Marco Antônio Moreira (2012) sobre Unidades de Ensino Potencialmente Significativa e aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino médio, em um Colégio da rede pública de ensino de Campo Mourão, no Paraná. Foram utilizados vídeos e simuladores como forma de propor uma situação/problema para levar os alunos a discutirem sobre os temas, além de questões levantadas de modo a identificar o conhecimento prévio dos alunos referente ao conteúdo abordado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Física | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Termodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thermodynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | Sequência didática para o ensino da termodinâmica | - |
Título: dc.title | Didatic sequence for thermodynamics teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: