Mercado orgânico e centro de gastronomia social em Curitiba-PR

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Autor(es): dc.contributorMartins, Thais Saboia-
Autor(es): dc.contributorSastre, Rodolfo-
Autor(es): dc.contributorBorba, Isabel Maria de Melo-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Giceli Portela Cunico de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thaisa Bertoglio Comassetto Antunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7609-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663825-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to unravel the understanding about public markets role in the city development, its dynamics as a public space and the factors responsible for having these spaces acting as sociability and urban vitality instruments. Through Eco and Social Gastronomy current perspectives on people’s eating habits are shown, highlighting the organic products as the main agents in the search of sustainable development and food safety. In order to establish these concepts, this work proposes the architecture project of a Public Organic Market and Social Gastronomy Center in the city of Curitiba-PR. Once implemented, the place will focus on the disclosure and appreciation of the Eco-Gastronomy, nevertheless it will promote food safety to people within social vulnerability class through access to healthy food. Some specific aspects of markets as public spaces such as eating habits, organic food, regulations, design strategies and actual context were analyzed which contributed to the formulation of the program guidelines presented.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca auxiliar o entendimento sobre o papel dos mercados no desenvolvimento das cidades, seu dinamismo como espaços públicos, e os fatores que os tornam instrumentos de sociabilidade e vitalidade urbana. Procura apresentar perspectivas atuais dos hábitos alimentares da população, com destaque aos produtos orgânicos como agentes na busca pelo desenvolvimento sustentável e pela segurança alimentar, utilizando-se da ecogastronomia e da gastronomia social. A proposta do trabalho visa implantar os conceitos através do projeto de um mercado público orgânico e centro de gastronomia social na cidade de Curitiba - PR. Este, uma vez implementado, será dedicado à valorização e divulgação da ecogastronomia e à promoção da segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade social através do acesso a refeições saudáveis. Foram analisados aspectos relacionados aos mercados como espaços públicos, hábitos alimentares e alimentos orgânicos, legislação, estratégias projetuais e o contexto atual que contribuíram para a elaboração das diretrizes do programa proposto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCurso de Arquitetura e Urbanismo-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMercados-
Palavras-chave: dc.subjectEstilo de vida orgânico-
Palavras-chave: dc.subjectGastronomia-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos alimentares-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectMarkets-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic living-
Palavras-chave: dc.subjectGastronomy-
Palavras-chave: dc.subjectFood habits-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO-
Título: dc.titleMercado orgânico e centro de gastronomia social em Curitiba-PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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