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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rovaris, Nelci Aparecida Zanette | - |
Autor(es): dc.creator | Higa, Salete Cristina Arfelli Martini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:55:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:55:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20936 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663773 | - |
Descrição: dc.description | The ludic activity enables those who experience moments with himself mixing fantasy and reality moments enhancing perception and self-knowledge. In this case games are proposed in order to gather important information about how student thinks and learns. Therefore, the aim of this monograph is to understand the importance of developing educational games for students in the literacy process of the first year of elementary school. The methodology of this work was first literature as Vygotsky (1988), Kishimoto (2008), Emily Smith (2001), among others, and then as second choice was the methodology of study of case. The research subjects were students from the first year of elementary school. As a result it was observed the action of playing requires efforts on interpretations sort and develop information. The use of pedagogical game can be a great incentive for students, thus facilitating better understanding and assimilation of content in a relaxed and enjoyable way. | - |
Descrição: dc.description | A atividade lúdica possibilita a quem a vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de percepção e momentos de autoconhecimento. Assim, os jogos são propostos com o objetivo de coletar importantes informações sobre como o aluno pensa e como aprende. Portanto, o objetivo desta monografia é compreender a importância dos jogos pedagógicos para o desenvolvimento dos alunos no processo de alfabetização do primeiro ano do Ensino Fundamental I. A metodologia de pesquisa desse trabalho foi, primeiramente, bibliográfica como: Vygotsky (1988), Kishimoto (2008), Emília Ferreiro (2001), entre outros, e em seguida, como segunda opção metodológica foi a de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do primeiro ano do ensino fundamental. E como resultado do trabalho observou-se a ação de jogar exige, por exemplo, realizar interpretações, classificar e operar informações. A utilização do jogo pedagógico pode ser um grande estímulo para os educandos, facilitando assim a assimilação e melhor entendimento dos conteúdos de forma mais prazerosa e descontraída. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | Jogo pedagógico: facilitador do processo de ensino e de aprendizagem na alfabetização do 1º ano do ensino fundamental I | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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