Controle do fluxo de ar de um transporte pneumático através da automatização de um damper para economia de energia em uma unidade de processamento de trigo em Ponta Grossa - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorParedes, Abraham Elias Ortega-
Autor(es): dc.contributorParedes, Abraham Elias Ortega-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Pércio Luiz Karam de-
Autor(es): dc.contributorSola, Antônio Vanderley Herrero-
Autor(es): dc.creatorMolleta, Higor Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663739-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to reduce the consumption of electric energy of an engine through the automation of an electromechanical valve called Damper. The existing method controls the valve through the air pressure of the pneumatic transport, whereas the method suggested in this work will control it by the current of the motor that performs the exhaust. These two methods of flow control were compared through graphs generated by a current and power consumption measurement instrument, with the intention of evaluating the best control method, aiming to reduce the consumption of electricity. The new control method also provides greater protection to the engine that will operate in smaller currents.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica de um motor através da automatização de uma válvula eletromecânica chamada Damper. O método existente modula a válvula por meio da pressão de ar do transporte pneumático, enquanto que o método sugerido neste projeto irá controla-la pela corrente do motor que realiza a exaustão. Esses dois métodos de regular a vazão foram comparados através de gráficos gerados por um instrumento de medição de consumo de corrente e potência, com a intenção de avaliar qual o melhor método de controle, visando a redução do consumo de energia elétrica. O novo método de controle prevê também uma proteção maior ao motor que irá operar em correntes menores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Eletrônica-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Automação Industrial-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de energia elétrica - Controle-
Palavras-chave: dc.subjectControle pneumático-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy consumption-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power systems - Control-
Palavras-chave: dc.subjectPneumatic control-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS-
Título: dc.titleControle do fluxo de ar de um transporte pneumático através da automatização de um damper para economia de energia em uma unidade de processamento de trigo em Ponta Grossa - PR-
Título: dc.titleAirflow control of a pneumatic transport through the automation of a damper for energy saving at a wheat processing unit in Ponta Grossa - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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