Perspectivas atuais e sugestões para o uso de poesia como um recurso alternativo no ensino de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSutil, Noemi-
Autor(es): dc.creatorSilva, Monikeli Wippel da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8837-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663708-
Descrição: dc.descriptionFrom a literature review is discussed the use of poetry in physics classes for high school. The division between the Scientific Culture and Traditional Culture, the gap between the scientific knowledge and the arts, literature and theater, for example, causes loss for both sides and for society in general. The education act is supposed to be also a cultural act. This idea is supported by legal basis , since the Supplemental Educational Guidelines for the National Curriculum Standards for Natural Sciences, Mathematics and its technologies (PCN + ) propose a Physics Teaching contextualized with other areas of knowledge. Thus, the goal of this study is to suggest proposals about teaching poetry in physics classes for high school, analyzing the current prospects of using poem as an alternative resource. The poem were selected and separated by central thematic that could provide discussions about physical or scientific concepts. The perspectives show that the subject of this work is poorly researched and the discussions about the integration of the dimensions of Science, Culture and Art rarely occur in physics classes. The works already developed about this subject emphasize the importance of considering the historical, cultural and social construction of knowledge, and the authors who propose the use of poetry in Physics Teaching agree that using poetic literature is able to address these considerations.-
Descrição: dc.descriptionA partir da uma análise bibliográfica discute-se a possibilidade do uso de Poesia em aulas de Física para o Ensino Médio. A divisão entre a Cultura Científica e a Cultura Tradicional, o distanciamento entre o conhecimento científico e as artes, literatura e teatro, por exemplo, acarreta perdas para ambos os lados e para a sociedade de maneira geral. O ato educativo deve ser também um ato cultural. Essa ideia é apoiada em bases legais, uma vez que as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para as Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (PCN+) sugerem o Ensino de Física contextualizado com outras áreas do conhecimento. Destarte, o objetivo geral deste trabalho é sugerir propostas didáticas que visem inserir Poesia em aulas de Física para o ensino médio, analisando as perspectivas atuais de uso de Poesia como um recurso alternativo. Foram selecionadas e separadas por temática central Poesias que propiciassem discussão de conceitos físicos ou de Ciência. As perspectivas mostram que o assunto aqui exposto ainda é pouco pesquisado e que discussões integradas das dimensões de Ciência, Cultura e Arte em aulas de Física ocorrem raramente. Os trabalhos já desenvolvidos sobre o assunto destacam a importância de considerar a construção histórica, social e cultural do conhecimento, e os autores que propõem o uso de Poesia no Ensino de Física concordam que o uso da literatura poética é capaz de abordar essas considerações.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectArte e ciência-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics in literature-
Palavras-chave: dc.subjectArt and Science-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Física-
Título: dc.titlePerspectivas atuais e sugestões para o uso de poesia como um recurso alternativo no ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.