Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Yuri | - |
Autor(es): dc.contributor | Miyadaira, Alberto Noboru | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Yuri | - |
Autor(es): dc.contributor | Miyadaira, Alberto Noboru | - |
Autor(es): dc.contributor | Fischborn, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alípio Cortes | - |
Autor(es): dc.creator | Pistori, Jean Michel Trindade | - |
Autor(es): dc.creator | Picoli, Rieli de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:55:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:55:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13626 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663697 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a pedagogical proposal for understanding the operation of electronic devices for power control. This is the design and implementation of a set of modules to test electronic components and analyze the behavior of a specific circuit. The main idea of this work was to assist professionals in Industrial Maintenance area to understand the electronics and functioning. It is an applied research with data processing by the method of observation and bibliographic and practical study. The authors identified a shortage in the supply of equipment that could be used as pedagogical aid in the classroom, specifically for students of technical and technological courses. After research it was identified that the Power Electronics, works with various components such as MOS-FET, Triac, SCR, UJT. With very specific characteristics, these components require circuits designed so they can function as required, such as electronic switches, oscillators, voltage regulators and current, among others. The study has, over the final part, the designed circuits and waveforms obtained in the tests that were conducted to measure the current tensions involved. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para a compreensão do funcionamento de dispositivos eletrônicos para controle de potência. Trata-se do projeto e execução de um conjunto de módulos para testar componentes eletrônicos bem como analisar o comportamento em um circuito específico. A ideia principal deste trabalho foi de auxiliar os profissionais da área de Manutenção Industrial a compreender os componentes eletrônicos e seu funcionamento. Trata-se de uma pesquisa aplicada com tratamento de dados pelo método da observação e do estudo bibliográfico e prático. Os autores identificaram uma carência na oferta de equipamentos que pudessem ser usados pedagogicamente como auxílio em sala de aula, mais especificamente para alunos de cursos técnicos e tecnológicos. Após pesquisa identificou-se que a Eletrônica de Potência, trabalha com componentes variados como MOS-FET, TRIAC, SCR, UJT. Com características muito específicas, estes componentes necessitam de circuitos planejados para que possam funcionar conforme as necessidades, como chaves eletrônicas, osciladores, reguladores de tensão e de corrente, entre outros. O estudo apresenta, ao longo de sua parte final, os circuitos projetados e as formas de onda obtidas nos testes que foram realizados para mensurar as correntes tensões envolvidas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Manutenção Industrial | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrônica de potência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power electronics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic circuits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de módulos didáticos para eletrônica de potência | - |
Título: dc.title | Development of teaching modules for power electronics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: