Análise de registros de representação semiótica de função afim

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
Autor(es): dc.contributorGonçalez, Mirian Maria Andrade-
Autor(es): dc.creatorSouza, Lilian de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663689-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze the Registers of Semiotics Representation (RRS) used by students to solve open-ended questions related to first-degree functions. In order to reach this, data were collected by the application of an instrument composed by open-ended questions. To solve them, students had to make treatments and conversions of RRS. This instrument was administered to students in a class of first year of an undergraduate course of Mathematics from the Federal University of Technology -Paraná-Campus Cornélio Procópio, in order to verify the different registers of representation used by students, conversions and treatments performed by them in dealing with the proposed questions. As the main results, it was found that the facility is increased when students use treatments of RRS. With regard to the conversion of RRS, it was found that the major facility exists when students have to convert RRS from natural language to RRS in sets form. It is important to say that the RRS more used –and the more frequently correct –was numeric RRS.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar os Registros de Representação Semiótica (RRS) utilizados por alunos para resolver questões discursivas de matemática relacionadas ao conteúdo de Função Afim. Para isso, foi elaborado um instrumento de coleta de dados composto por questões discursivas que solicitavam ao aluno a realização de tratamentos e conversões de RRS para sua resolução. Este instrumento foi aplicado aos alunos de uma turma do primeiro semestre da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio, com o objetivo de verificar os diferentes registros de representação utilizados pelos alunos, as conversões e tratamentos realizados por eles ao lidarem comas questões propostas. Nesta pesquisa, verificou-se que a facilidade é maior quando os alunos fazem tratamentos. No que se refere à conversão de RRS, pode-se observar também que existe maior facilidade quando há conversão de RRS da língua natural para o RRS em forma de conjunto. É importante destacar que o RRS mais utilizado – e o mais frequentemente correto – na resolução das questões pelos alunos foi o RRS numérico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleAnálise de registros de representação semiótica de função afim-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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