A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorDias, Sara Cristina Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663683-
Descrição: dc.descriptionO ensino da Química procura formar cidadãos críticos e perspicazes, que mudam e compreendem a realidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é promover no educando o interesse pela disciplina, pautada em uma metodologia que busca relacionar o conteúdo e o cotidiano do aluno. A teoria é de fundamental importância para a interpretação dos conteúdos, porém é necessárias metodologias de aplicação concretas que permita uma maior absorção dos conteúdos. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado a professores na disciplina de química no ensino médio. Foram abordados diversos temas, com ênfase na experimentação, as dificuldades no ensino/aprendizagem da química, o uso da biblioteca, de artigos científicos, de recursos audiovisuais e as propostas para melhorar a educação. Os resultados obtidos são apresentados graficamente e numericamente, demonstrando as dificuldades e/ou necessidades existentes na educação básica. Os resultados apontam que a maior dificuldade encontrada no ensino da química é a falta de interesse dos alunos, que alcança setenta por cento dos alunos. Outro fator que chama a atenção é que setenta por cento dos professores consideram importante trabalhar as atividades experimentais, mas apenas trinta por cento que não tem dificuldade na realização da mesma.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica inorgânica-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry, Inorganic-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.