Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wedig, Josiane Carine | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0003-4569-6956 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1237451314892734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Boni, Valdete | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7568-1053 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9078869265177353 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pezarico, Giovanna | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5576-6685 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2031390761559720 | - |
Autor(es): dc.contributor | Wedig, Josiane Carine | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4569-6956 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1237451314892734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Regina Stela Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4407-4867 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4740801827964310 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Sérgio Paes de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1891-7103 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9739405764642066 | - |
Autor(es): dc.creator | Iagnecz, Rachel de Souza Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:55:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:55:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25350 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663657 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze how the intersectionality of gender, class and race operates in the context of motherhood, experienced by women-working mothers in the municipality of Pato Branco, in the Southwest region of Paraná. The research was carried out using the topical life story method with mothers participating in a facebook group, named “Detachments Mothers and Children”, who buy, sell and exchange their children's clothes and objects. For the construction of the analysis, the interfaces between motherhood and work were considered, in addition to the care practices that permeate the relationship of women with their daughters. Through the intersectional and decolonial perspective, the position of women-mothers in public and private spaces was analyzed, as well as the construction of social roles of gender, race and class in the modern-colonial system. Most women are responsible for care functions and housework, relegating paid work / careers to a secondary level, limiting access to the full exercise of their citizenship. Their (re) insertion in this space depends on children's access to care institutions, such as day care centers, and access to decent work opportunities that consider the care of children as a responsibility of the whole society. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná | - |
Descrição: dc.description | Estapesquisa tem por objetivo analisar como a interseccionalidade de gênero, classe e raça opera no contexto da maternidade, vivenciada por mulheres-mães-trabalhadoras no município de Pato Branco, região Sudoeste do Paraná. A pesquisa foi realizada pelo método de história de vida tópica com mães participantes de um grupo facebook, nomeado“Desapegos Mães e Filhos”, que compram, vendem e trocam roupas e objetos de suas crianças. Para a construção da análise, considerou-se as interfaces da maternidade com o trabalho, além das práticas de cuidado que perpassam a relação das mulheres com suas(os) filhas(os). Por meio da perspectiva interseccional e decolonial, analisou-se a posição das mulheres-mães nos espaços público e privado, e a construção dos papéis sociais de gênero, raça e classe no sistema moderno-colonial. A maioria das mulheres são responsabilizadas pelas funções de cuidado e pelos trabalhos domésticos, relegando o/a trabalho/carreira remunerado para um segundo plano, limitando o acesso ao exercício pleno de sua cidadania. A (re)inserção delas nesse espaço depende do acesso das crianças à instituições de cuidado, como as creches, e o acesso a oportunidades de trabalho decente que considerem o cuidado das crianças como uma responsabilidade de toda a sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maternidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Aspectos sociológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motherhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women - Sociological aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor - Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Ser mulher, mãe e trabalhadora:a interseccionalidade na vivência da maternidade | - |
Título: dc.title | Be a woman, mother and worker: intersectionality in the experience of maternity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: