Octave: uma proposta para o ensino de funções

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sani de Carvalho Rutz da-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Thiago Henrique das Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663648-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Manual didático para o professor: atividades com o octave para o ensino de funções de primeiro e segundo graus e suas relações no movimento retilíneo; Atividade de matemática-
Descrição: dc.descriptionComputational tools are increasingly present in school through initiatives such as the Paraná Digital. This work presents an activity using a numerical analysis software (Octave) with the objective of contributing with mathematical functions teaching. The tool was selected based on the features needed to deal with the teaching contents, as well as the possibility of students manipulate and visualize situations through simulation. The theory of meaningful learning of Ausubel was used to organize the approach. We conducted a pilot project addressing the teaching of functions, followed by a second phase that included concepts of physics. This project involved students from different high school levels. It was verified that the activities using Octave actually contributed to meaningful learning of first and second degrees functions, as well as physical relations with rectilinear motion.-
Descrição: dc.descriptionFerramentas computacionais se fazem continuamente mais presentes em ambientes escolares, por meio de iniciativas como o Paraná Digital. A partir dos recursos disponibilizados, esta pesquisa apresentou e realizou uma atividade utilizando um software de análise numérica (Octave) com o objetivo de contribuir para o ensino de função. O programa foi escolhido por possuir os recursos necessários para trabalhar os conteúdos de Matemática selecionados na pesquisa e a possibilidade do aluno manipular e visualizar situações reais a partir de simulação. A teoria de aprendizagem significativa de Ausubel foi empregada para organizar a abordagem realizada. Foi realizado um projeto piloto abordando o ensino de funções, seguido de um segundo momento em que se incluíram conceitos de Física. O projeto envolveu alunos de diferentes anos do Ensino Médio. Verificou-se que o uso do Octave contribuiu para que houvesse de fato a aprendizagem significativa no assunto de funções do primeiro e segundo grau, bem como as relações com o movimento retilíneo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Título: dc.titleOctave: uma proposta para o ensino de funções-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.