Experimentação nas aulas de ciências: sala mista de surdos e ouvintes – 6º Ano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorLopes, Rodolfo Tadeu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22151-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663644-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to discuss the importance of using practical activities in science content in a room consisting of Fundamental II room made up of deaf and hearing students. Show that performing experiments helps to bring the science seen in the classroom of students' daily lives, thus making the classes more dynamic. Science education should develop in students the ability to understand scientific phenomena present in their day-to-day. The role of experimentation in the construction of scientific knowledge and its relevance in the process of teaching and learning, and are based on philosophical, epistemological and psychological contributions. The use of this tool also provided for the deaf greater visualization of scientific effects. We use research qualitative descriptive approach, where the empirical data were collected through questionnaires with open and closed questions for students. The results of this research were very significant because it demonstrated the importance of using the trial during science classes.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tinha por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas no conteúdo de Ciências em uma sala de Fundamental II composta de alunos ouvintes e surdos. Mostrar que a realização de experimentos ajuda a aproximar a Ciências vista na sala de aula do cotidiano dos alunos, tornando assim as aulas mais dinâmicas. O ensino de Ciências deve desenvolver nos alunos a capacidade de compreender os fenômenos científicos presente em seu dia-a-dia. O papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino aprendizagem, pautando-se em contribuições filosóficas, epistemológicas e psicológicas. O uso desta ferramenta também proporcionou para os surdos uma maior visualização dos efeitos científicos. Utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva, onde os dados empíricos foram coletados através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas para os alunos. Os resultados obtidos com esta pesquisa foram muito significativos, pois demonstraram a importância da utilização da experimentação durante as aulas de Ciências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleExperimentação nas aulas de ciências: sala mista de surdos e ouvintes – 6º Ano-
Título: dc.titleExperimentation in science classes : mixed room of deaf and hearing - sixth year-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.