Aplicando a diversidade cultural no ensino de ciências por meio das plantas medicinais: potencialidades do enfoque CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorSekine, Elizabete Satsuki-
Autor(es): dc.contributorRamos, Eloisa Cristina-
Autor(es): dc.creatorAlves, Jéssica Regina-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Paula Lavínia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:55:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:55:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23942-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663621-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to find within the discipline of natural sciences, practices that can be worked on in the classroom, helping the teacher to explore biodiversity and cultural diversity, with pedagogical activities that focus on individual and collective reflection, using as a generating theme medicinal plants, thus making it possible to relate popular and scientific knowledge, leading the student to reflect on situations of conflict and socio-cultural values. The work was carried out through exploratory research on websites and scientific articles that address the teaching of Botany, Education CTSA (Science, Technology, Society and Environment) and cultural diversity. Through reading and reflecting on the researched contents, it was possible to reach the conclusion that medicinal plants can be used as an aid in teaching within schools, contributing to the technical-scientific knowledge and popular knowledge of students.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo encontrar dentro da disciplina de ciências naturais, praticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, auxiliando o professor a explorar a biodiversidade e a diversidade cultural, com atividades pedagógicas que foquem na reflexão individual e coletiva, utilizando como tema gerador as plantas medicinais, e desta forma sendo possível relacionar o saber popular com o científico, levando o aluno a refletir sobre situações de conflitos e de valores socioculturais. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória em sites e artigos científicos que abordam o ensino da Botânica, a Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a diversidade cultural. Através da leitura e reflexão dos conteúdos pesquisados foi possível chegar à conclusão de que as plantas medicinais podem ser usadas como auxilio no ensino dentro das escolas, contribuindo com o conhecimento técnico-científico e o conhecimento popular dos educandos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas medicinais-
Palavras-chave: dc.subjectPluralismo cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMedicinal plants-
Palavras-chave: dc.subjectCultural pluralism-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleAplicando a diversidade cultural no ensino de ciências por meio das plantas medicinais: potencialidades do enfoque CTSA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.