Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Sekine, Elizabete Satsuki | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Eloisa Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Jéssica Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Paula Lavínia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:55:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:55:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23942 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663621 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to find within the discipline of natural sciences, practices that can be worked on in the classroom, helping the teacher to explore biodiversity and cultural diversity, with pedagogical activities that focus on individual and collective reflection, using as a generating theme medicinal plants, thus making it possible to relate popular and scientific knowledge, leading the student to reflect on situations of conflict and socio-cultural values. The work was carried out through exploratory research on websites and scientific articles that address the teaching of Botany, Education CTSA (Science, Technology, Society and Environment) and cultural diversity. Through reading and reflecting on the researched contents, it was possible to reach the conclusion that medicinal plants can be used as an aid in teaching within schools, contributing to the technical-scientific knowledge and popular knowledge of students. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve por objetivo encontrar dentro da disciplina de ciências naturais, praticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, auxiliando o professor a explorar a biodiversidade e a diversidade cultural, com atividades pedagógicas que foquem na reflexão individual e coletiva, utilizando como tema gerador as plantas medicinais, e desta forma sendo possível relacionar o saber popular com o científico, levando o aluno a refletir sobre situações de conflitos e de valores socioculturais. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória em sites e artigos científicos que abordam o ensino da Botânica, a Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a diversidade cultural. Através da leitura e reflexão dos conteúdos pesquisados foi possível chegar à conclusão de que as plantas medicinais podem ser usadas como auxilio no ensino dentro das escolas, contribuindo com o conhecimento técnico-científico e o conhecimento popular dos educandos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas medicinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pluralismo cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicinal plants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural pluralism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Aplicando a diversidade cultural no ensino de ciências por meio das plantas medicinais: potencialidades do enfoque CTSA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: