Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Landal, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Landal, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Botter, Fernanda | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffler, Ismael | - |
Autor(es): dc.creator | Khouri, Gihad Abdalla El | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:54:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:54:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17059 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663542 | - |
Descrição: dc.description | The present study seeks to structure theoretically-conceptually a meeting between Marcel Duchamp's artistic posture, from Octavio Paz, to the concept of Deleuzian practical subject considering the image as a perceptual data that alters the subject while is changed by him to from the notions of Aumont, Beccari, Berger, Crary and Rancière. Methodologically, it is structured from a bibliographical study and image construction, dividing into four parts: Duchamp drawing the artist's posture and his connections with the image and the look of the other; Subject being developed the Deleuzian idea and entered the concept of subjectivity in order to understand the transient subject that is constituted in the die; Ode to the Look being an imagistic construction based on the approach of John Berger that proposes to confirm the force of the image by itself; closing the arch with Image presents an amplified vision of the image in a convergence of the subject applied to the Duchampian image. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo busca estruturar teórico-conceitualmente um encontro entre a postura artística de Marcel Duchamp, a partir de Octavio Paz, ao conceito de sujeito prático Deleuziano considerando a imagem enquanto um dado perceptivo que altera o sujeito ao mesmo tempo que é alterada por ele a partir das noções de Aumont, Beccari, Berger, Crary e Rancière. Metodologicamente, estrutura-se a partir de estudo bibliográfico e construção imagética, dividindo-se em quatro partes : Duchamp traçando-se a postura do artista e suas ligações com a imagem e o olhar do outro; Sujeito desenvolvendo-se a ideia deleuziana e adentrado-se ao conceito de subjetividade a fim de entender o sujeito transitório que se constitui no dado; Ode ao Olhar sendo uma construção imagética embasada pela abordagem de John Berger que se propõe a confirmar a força da imagem por si só; fechando o arco com Imagem apresenta-se uma visão amplificada da imagem em uma convergência do sujeito apresentado aplicação à imagem duchampiana. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Artes Híbridas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sujeito (Filosofia) na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pictures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subject (Philosophy) in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | - |
Título: dc.title | Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito | - |
Título: dc.title | Image, Duchamp and the other: or about the invitation to the imaginary perception by the subject | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: