Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.contributorBotter, Fernanda-
Autor(es): dc.contributorScheffler, Ismael-
Autor(es): dc.creatorKhouri, Gihad Abdalla El-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:54:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:54:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17059-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663542-
Descrição: dc.descriptionThe present study seeks to structure theoretically-conceptually a meeting between Marcel Duchamp's artistic posture, from Octavio Paz, to the concept of Deleuzian practical subject considering the image as a perceptual data that alters the subject while is changed by him to from the notions of Aumont, Beccari, Berger, Crary and Rancière. Methodologically, it is structured from a bibliographical study and image construction, dividing into four parts: Duchamp drawing the artist's posture and his connections with the image and the look of the other; Subject being developed the Deleuzian idea and entered the concept of subjectivity in order to understand the transient subject that is constituted in the die; Ode to the Look being an imagistic construction based on the approach of John Berger that proposes to confirm the force of the image by itself; closing the arch with Image presents an amplified vision of the image in a convergence of the subject applied to the Duchampian image.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo busca estruturar teórico-conceitualmente um encontro entre a postura artística de Marcel Duchamp, a partir de Octavio Paz, ao conceito de sujeito prático Deleuziano considerando a imagem enquanto um dado perceptivo que altera o sujeito ao mesmo tempo que é alterada por ele a partir das noções de Aumont, Beccari, Berger, Crary e Rancière. Metodologicamente, estrutura-se a partir de estudo bibliográfico e construção imagética, dividindo-se em quatro partes : Duchamp traçando-se a postura do artista e suas ligações com a imagem e o olhar do outro; Sujeito desenvolvendo-se a ideia deleuziana e adentrado-se ao conceito de subjetividade a fim de entender o sujeito transitório que se constitui no dado; Ode ao Olhar sendo uma construção imagética embasada pela abordagem de John Berger que se propõe a confirmar a força da imagem por si só; fechando o arco com Imagem apresenta-se uma visão amplificada da imagem em uma convergência do sujeito apresentado aplicação à imagem duchampiana.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Artes Híbridas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectImagens-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito (Filosofia) na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectPictures-
Palavras-chave: dc.subjectSubject (Philosophy) in literature-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES-
Título: dc.titleImagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito-
Título: dc.titleImage, Duchamp and the other: or about the invitation to the imaginary perception by the subject-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.