Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Heep, Graciela Leila | - |
Autor(es): dc.creator | Montan, Jaqueline Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:54:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:54:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25869 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663531 | - |
Descrição: dc.description | The recreational activities provide the student with a dynamic and attractive environment, which makes learning more stimulating and of great benefits for the student. This work had as its theme the development of a didactic type bingo game about zoology content in order to actively motivate and promote science teaching and learning. The research subjects were students in the eighth grade of elementary school and the ludic activity applied as a content review of the previous school year group of vertebrates before the diagnostic evaluation. The game is a motivating tool for science learning and actively promoted the teachinglearning process, as in addition to students obtaining satisfactory grades in subsequent assessments, the play activity promoted interest and motivation, thus ensuring an environment that favored learning significant. | - |
Descrição: dc.description | As atividades lúdicas proporcionam ao estudante um ambiente dinâmico e atrativo, o que torna a aprendizagem mais estimulante e de grandes benefícios para o aluno. Este trabalho teve como temática o desenvolvimento de um jogo didático tipo bingo sobre conteúdos de zoologia a fim de motivar e promover de forma ativa o ensino aprendizagem de ciências. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do oitavo ano do ensino fundamental e a atividade lúdica aplicada como revisão de conteúdo do ano letivo anterior – grupo de vertebrados – antes da avaliação diagnóstica. O jogo é um instrumento motivador da aprendizagem em ciências e promoveu de forma ativa o processo de ensino aprendizagem, pois além dos alunos obterem notas satisfatórias nas avaliações posteriores, a atividade lúdica promoveu interesse e motivação, dessa forma, assegurou um ambiente que favoreceu a aprendizagem significativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Exercícios e jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools - Exercises and recreations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | O jogo como instrumento motivador da aprendizagem em ciências | - |
Título: dc.title | Game as a motivating tool for science learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: