A estética e a circulação de Fake News durante a campanha presidencial de 2018: desafios à epistemologia da informação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2682254281407504-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2682254281407504-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Suely Mara Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9302437978383954-
Autor(es): dc.creatorMorais Filho, Luís Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:54:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:54:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5151-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663523-
Descrição: dc.descriptionIt is intended to present, through this work, an epistemological discussion about the concepts of information, message and speech and its application to the analysis of objects belonging to the sphere of discursive and aesthetic activities involved in the dissemination of fake news through visual and audiovisual messages during the campaign period for the 2018 Brazilian presidential elections. The theoretical contributions chosen are mostly informational, with greater emphasis on the works of Claude Shannon (1964) and Luciano Floridi (2011; 2019). Authors from the field of aesthetics who, in some way, participated in the reflection on the concepts of information, message and discourse in their specific field, such as Umberto Eco (1992; 1997; 2012), Abraham Moles (1978) and Max Bense (2003) are also included in the scope of the reflections made. We work with the hypothesis that, given the correct levels of abstraction, it is possible to analyze the production and distribution of messages with false content mediated in the context of social networks and to identify the factors that enable the construction of the sensation of verisimilitude necessary for their efficiency.-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se, por meio deste trabalho, uma discussão de caráter epistemológico acerca dos conceitos de informação, mensagem e discurso e de sua aplicação à análise de objetos pertencentes à esfera das atividades discursivas e estéticas envolvidas na disseminação de fake news por meio de mensagens visuais e audiovisuais durante o período da campanha às eleições presidenciais brasileiras de 2018. Os aportes teóricos escolhidos são, majoritariamente, informacionais, com maior ênfase nos trabalhos de Claude Shannon (1964) e Luciano Floridi (2011; 2019). Também estão incluídos no escopo das reflexões feitas autores do campo da estética que, de alguma forma, tenham participado da reflexão sobre os conceitos de informação, mensagem e discurso em seu campo específico, tais como Umberto Eco (1992; 1997; 2012), Abraham Moles (1978) e Max Bense (2003). Trabalha-se com a hipótese de que, corrigidos os níveis de abstração, é possível analisar a produção e a distribuição de mensagens com conteúdo falso mediadas no contexto das redes sociais e identificar os fatores que possibilitam a construção da sensação de verossimilhança necessária à sua eficácia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPresidentes - Brasil - Eleições, 2018-
Palavras-chave: dc.subjectCampanhas eleitorais - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da informação - Estética-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da mente-
Palavras-chave: dc.subjectEstética moderna - Séc. XXI-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectPresidents - Brazil - Election - 2018-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical campaigns - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectInformation theory - Aesthetics-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy of mind-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics, Modern - 21st century-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleA estética e a circulação de Fake News durante a campanha presidencial de 2018: desafios à epistemologia da informação-
Título: dc.titleThe aesthetics and circulation of Fake News during the presidential campaign of 2018: challenges to the epistemology of information-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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